Aqui você pode pesquisar os planos existentes

 


Visões sobre Cuba

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Identificar, em relatos, argumentos e marcadores textuais que sustentem pontos de vista distintos sobre o regime na ilha;
  • Debater avanços e retrocessos do regime cubano partindo de diferentes perspectivas ideológicas.
Conteúdo(s) 
  •  Revolução Cubana;
  • Diferenças entre capitalismo e socialismo.
Ano(s) 
Tempo estimado 
3 aulas
Material necessário 
  • Reportagens Viagem ao Sombrio Cotidiano de Cuba, da revista Veja (http://abr.ai/1kP0Dd9)
  • Cuba Sem Fidel, da revista Aventuras na História.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para esta atividade, é importante que os alunos já conheçam as definições de capitalismo e socialismo e tenham informações básicas sobre a Revolução Cubana, sabendo relacionar suas causas e consequências e entendendo por que ela é motivo de tanta polêmica.

Distribua cópias da reportagem da revista Aventuras na História e proponha uma leitura silenciosa dela - indique à turma que preste especial atenção na entrevista com Frei Betto, que apresenta uma visão bastante positiva sobre Fidel Castro e as conquistas da revolução. Em seguida, lance três questões para serem debatidas em duplas. Quais os principais problemas que Cuba enfrenta atualmente? Quais as causas desses problemas? Na sua opinião, qual a posição do autor da reportagem sobre o regime cubano? Peça que indiquem passagens no texto que sustentem as respostas. Verifique se a garotada menciona marcadores como o uso de adjetivos e a escolha de fontes - nos dois casos, o importante é perceber se predominam citações elogiosas ou negativas.

2ª etapa 

Agora, apresente o texto da revista Veja, um relato das precárias condições de vida dos cubanos que faz duras críticas ao governo. De início, pergunte aos alunos o que o título Viagem ao Sombrio Cotidiano de Cuba sugere. Provalvemente, trata-se de texto simpático ou contrário ao regime? Por quê? Compare com o título da reportagem anterior (Cuba Sem Fidel), indagando se ele deixa transparecer claramente alguma opinião. Após essa introdução, repita os mesmos procedimentos da etapa anterior, direcionando a atenção da turma para os marcadores que expressam uma visão diferente da outra reportagem.

3ª etapa 

Divida a classe em dois grupos, orientando cada um deles a defender uma das posições indicadas nas reportagens. Nessa atividade, você deve atuar como mediador, lembrando que o objetivo não é eleger argumentos vencedores. O importante é discutir ideias e interpretações para enriquecer a compreensão.

Avaliação 

Ao fim do debate, peça que cada aluno escreva uma síntese do que foi discutido. No momento de correção dos textos, observe se as características do socialismo e do capitalismo estão corretamente atribuídas e se aparece a ideia de que pode haver diferentes perspectivas ideológicas ao narrar uma história. Antes de propor a escrita, você deve explicar aos alunos que esses serão os principais critérios de avaliação.

Créditos:
Daniel Vieira Helene
Formação:
Professor e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.