Aqui você pode pesquisar os planos existentes

 


Verbos

Publicado por 
professor
Objetivo(s) 
  • Reconhecer verbos em um texto.
  • Analisar tempos verbais e sua função.
  • Compreender o uso adequado dos verbos.
Conteúdo(s) 
  • Tempos verbais (presente, passado e futuro do Indicativo).
Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas
Material necessário 
  • Jornais atuais e antigos e canetas coloridas.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua os jornais antigos. Peça que leiam os títulos e subtítulos das notícias, marcando os verbos encontrados com as canetas coloridas.

2ª etapa 

Explore a utilidade dos verbos: eles são responsáveis pela organização das informações em um texto. Explique que nem todos são iguais: alguns indicam ação, algo que acontece, aconteceu ou acontecerá, ou ainda alguma ação mental. Há também verbos que indicam estado (como as pessoas e os objetos são) e mudanças de estado. Os verbos têm a função de descrever situações e ideias ou mudanças nas situações e nas ideias.

3ª etapa 


Retome os jornais e questione a moçada: qual é o nome do jornal que cada grupo tem em mãos? Qual é o tema da notícia que estão analisando? Quem dá a notícia? Em que seção do jornal está a notícia? Peça que observem se o texto narra um acontecimento, descreve uma situação ou expõe acontecimentos. Explique que os títulos carregam uma intencionalidade, têm a função de chamar a atenção do leitor para a leitura da notícia e, nesse propósito, os verbos desempenham uma função muito importante.

4ª etapa 

Organize no quadro uma tabela com os títulos das notícias selecionadas e anote o que os alunos observaram (veja o modelo abaixo). 
 

Título da manchete Caderno Subtítulo
     
     



 

5ª etapa 

Separe uma reportagem entre as selecionadas no dia anterior teve seu título lido pela turma. Suprima todos os verbos que estão nos tempos verbais presente, passado e futuro. Peça que leiam o material em duplas e tentem "adivinhar" quais as palavras que estão faltando. Após algum tempo, abra a discussão a fim de que cada dupla possa se manifestar sobre o que pensou. À medida que as duplas vão se manifestando, problematize os tempos verbais, preenchendo no quadro uma tabela como o modelo abaixo:

 

Presente Passado Futuro
     
     


 

6ª etapa 

Apresente o texto original para que os estudantes o confrontem com as propostas registradas no quadro. Oriente as discussões.

7ª etapa 

Apresente para a garotada diferentes jornais do mesmo dia destinados a públicos distintos e selecione um assunto que tenha sido abordado por todos os veículos. Desafie os alunos a analisar os títulos e os subtítulos levando em conta as seguintes questões: "Quais verbos aparecem no título e em que tempo verbal aparecem?" e "É possível pelo uso desses verbos inferir sobre a intencionalidade do jornal
que está veiculando a notícia?".

8ª etapa 

Problematize com os estudantes o sentido das escolhas dos verbos e do tempo verbal presentes nos títulos e subtítulos analisados e o que eles provocam nos leitores.

Avaliação 

Peça aos estudantes que escolham livremente uma notícia para ler e realizar uma atividade com ela. Solicite então que marquem com cores diferentes os verbos que encontrarem nos tempos presente, passado e futuro do indicativo. Circule pela sala, tire dúvidas e anote os avanços e as dificuldades do grupo. Intervenha quando necessário, questionando se os termos marcados são realmente verbos, por exemplo. Se o trabalho for realizado com facilidade pela turma, amplie a análise, questionando em que tempo estão os verbos marcados: presente, passado ou futuro? Questione as respostas, observando o embasamento das justificativas.

Créditos:
Ione Oliveira
Créditos:
Silvia Ferrari
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.