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Vamos fazer latão?

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Saber que o desenvolvimento de novos materiais é constante.
- Entender como se faz uma liga metálica: o latão.

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Material necessário 

Lã de aço, fio de cobre sólido de 4 mm, placa de zinco (pode ser obtida em lojas que vendem calhas ou rufos e deve caber dentro de um copo), sulfato de zinco, bateria de 9 volts, clipe para a bateria com fios vermelho e preto, copos plásticos, papel toalha, papelalumínio, espiriteira com álcool gel e pregador de roupas de madeira.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para trabalhar com um aluno com deficiência intelectual, na 1ª etapa, antecipe as atividades de identificação que ampliem seu repertório. Chame sua atenção para os tipos de metal que apresentam diferenças mais evidentes (em relação à cor, por exemplo). No final dessa etapa, estimule o registro com desenho: o aluno pode fazer um rascunho enquanto assiste à aula. Ofereça papel demarcado para ele completar numa ordem sequencial.

Na terceira etapa, antecipe os procedimentos e combine como será sua participação. Ele pode assumir funções mais simples, mas é importante que saiba quando participar.

Na avaliação, fotografe cada etapa do processo e peça que o aluno com deficiência organize sequencialmente o processo observado. Solicite também que ele crie uma legenda para cada foto.

Peça que os alunos identifiquem diferentes tipos de metal usados em atividades cotidianas - de talheres de aço a correntes de ouro, passando até pelos fios de cobre e soldas de estanho dos aparelhos eletrônicos. Eles devem perceber que estamos sempre em contato com metais de características e finalidades distintas. Pergunte: "Por que talheres sempre são feitos de aço e nunca de ferro? Por que as latinhas de refrigerante são de alumínio e não de chumbo?". A intenção é que as crianças reflitam sobre o emprego de diferentes materiais, de acordo com o uso que será feito do objeto. Um garfo de ferro, por exemplo, poderia oxidar (enferrujar) em pouco tempo devido ao contato frequente com o sal e a água. Chame a atenção para a possibilidade de "juntar" dois metais. Se fosse possível unir cobre (avermelhado) e zinco (acinzentado), qual seria a cor da liga formada? Deixe os alunos observarem os fios de cobre e as placas de zinco para identificar as principais diferenças (cor, brilho, elasticidade etc.). Dê outros exemplos de ligas metálicas. O aço é composto de ferro e carbono. Acrescentando cromo e níquel, obtém-se o aço inoxidável.

2ª etapa 

Pergunte: "Como obter um metal amarelo brilhante, parecido com o ouro?". Os alunos já devem ter visto torneiras douradas. Explique que, embora o metal seja parecido com ouro, na verdade é latão, muito utilizado na fabricação de utensílios domésticos e bijuterias, entre outros produtos. Informe que o latão é resultado da mistura de cobre e zinco. Em seguida, lance outra questão: "Como misturá-los?". Entregue a placa de zinco e o fio de cobre e peça que imaginem formas de fazer a mistura.

3ª etapa 

Explique aos alunos que, para entender como se produz uma liga metálica, eles vão produzir uma capa de latão sobre um fio de cobre: 1) Peça que as crianças retirem a capa de um pedaço de 5 centímetros de fio de cobre sólido (4 mm). Elas devem apoiar o fio sobre folhas de papel toalha e, com a lã de aço, limpar bem sua superfície. O mesmo precisa ser feito com a placa de zinco; 2) Dissolva o sulfato de zinco em água destilada na proporção de 10 gramas de sulfato para 100 ml de água. Coloque a solução em copos plásticos pequenos, até que o volume corresponda a 2 centímetros em cada um. Oriente os estudantes sobre como colocar o clipe na bateria. Em seguida, eles devem conectar o fio preto (polo positivo) no pedaço de fio de cobre e o fio vermelho (polo negativo) no pedaço de zinco; 3) Instrua as crianças a mergulhar a ponta do fio de cobre e a ponta da placa de zinco no copo com a solução de sulfato de zinco durante alguns segundos; 4) Solicite que retirem o fio de cobre e observem a cor da ponta que foi mergulhada. Eles verão que ela está com uma película escura, semelhante à fuligem. Esse material é o zinco que se depositou sobre o fio de cobre; 5) Com uma folha de papel toalha, os alunos devem retirar o excesso de zinco, até observarem que a ponta do fio está cinza, e não preta; 6) Para que se forme o latão, é preciso fundir (derreter) o zinco com aquecimento. Peça que os alunos enrolem a ponta do fio com papel-alumínio bem apertado. Isso impedirá que o zinco depositado no fio fique em contato com o oxigênio do ar; 7) Acenda a espiriteira com álcool gel e solicite que os estudantes levem até você os fios encapados em papel-alumínio. Com um pregador de roupas de madeira, coloque no fogo a ponta do fio enrolada por dois ou três minutos; 8) Mergulhe o fio na água para resfriá-lo. Peça que os alunos retirem a capa e observem. Eles notarão que a camada cinza, agora, está mais escura; 9) Peça que apoiem novamente o fio sobre o papel toalha e retirem essa camada escura com a lã de aço. Eles verão que se formou um material dourado - o latão.

4ª etapa 

Organize com os alunos uma pesquisa sobre o uso de ligas metálicas.

Avaliação 

Peça que os alunos elaborem um manual explicando como fazer o revestimento de latão em uma peça de cobre. Nesse manual, eles devem explicar todas as etapas do processo. O registro indicará se os alunos entenderam como se dá a formação de um novo material.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Cristian Annunciato
Formação:
Professor de Física e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
Autor Nova Escola

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