Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Tabela dobrada

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Resolver problemas de multiplicação que envolvam a organização retangular.
- Reconhecer dobros, metades, quádruplos, quarta parte e suas equivalências.

Conteúdo(s) 

Organização retangular.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Material necessário 

Tabela impressa.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Apresente o enunciado: "Uma tabela tem 4 linhas e 3 colunas. Quantas casas ela terá se os números de linhas e de colunas forem duplicados?" A criança terá de lidar com a reconfiguração da tabela e com a noção de dupla proporcionalidade. O registro no papel é uma boa maneira de acompanhar a forma como cada estudante desenvolve o raciocínio. O olhar do professor é fundamental.

Ilustração: Carlo Giovani
Ilustração: Carlo Giovani

2ª etapa 

Para que a turma observe a relação entre o número de casas e a proporcionalidade da primeira e da segunda tabela, você pode mediar a comparação: anote no quadro-negro que o número de linhas dobrou de 4 para 8, e o de colunas, de 3 para 6 (veja ilustração acima). Já o resultado alcançado, 48, é o quádruplo do número de casas da tabela original, 12. Estimule uma discussão para que as crianças reflitam sobre o procedimento e cheguem a conclusões - não importando que essas sejam apenas parciais. Desenhar a tabela e contar as casas torna-se mais trabalhoso à medida que novas linhas e colunas são acrescentadas. Mas essa dificuldade leva a criançada a registrar ao lado de cada linha ou coluna as quantidades parciais antes de chegar ao resultado final. Se esse procedimento não aparecer espontaneamente, sugira-o, pois ele ajuda a entender os procedimentos de multiplicação.

Avaliação 

O problema pode ser solucionado mediante o uso de estratégias de cálculo mental baseado em dobros, metades e quádruplos. Por isso, peça que os alunos estudem esses cálculos e faça ditados. A ideia é a de que estes cálculos sejam rapidamente acessados na hora de fazer problemas e contas mais complexas.

Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.