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Sistema Monetário

Publicado por 
professor
Objetivo(s) 

OBJETIVOS:

- Proporcionar um conhecimento introdutório sobre o surgimento das
funções do sistema monetário no cotidiano através da leitura do texto;

- Enfatizar noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar;

- Promover um espaço de construção do saber, articulando o conhecimento teórico sobre o dinheiro com a percepção do mundo que o cerca;

- Realizar atividades interativas que possam solidificar os conhecimentos pré- estabelecidos;

- Aprender a direção correta da escrita e espaçamento entre as palavras.

Conteúdo(s) 

Matemática (Grandezas e Medidas)
     Língua Portuguesa (Leitura, Escrita, Oralidade)
 História (Sujeitos históricos)

Ano(s) 
Tempo estimado 
3 dias
Material necessário 

RECURSOS: Cartazes, Cédulas e moedas de brinquedo, Brinquedos e Alimentos para simular a compra e venda, Computador, projetor.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

PROCEDIMENTOS:

1º MOMENTO - Apresentação oral do professor sobre o conteúdo proposto, intercalando apresentação de slides e vídeos que falam sobre a história do dinheiro, como ele chega aos lares e sua utilidade na subsistência do dia a dia;

2º MOMENTO - Perceber a importância da escrita e sua função através da música “Quem quer casar com a dona baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha”.

3º MOMENTO -Ler o texto DONA BARATINHA com os alunos em voz alta, chamando a atenção para o assunto abordado “dinheiro” com atenção para a pontuação e título do texto.

4º MOMENTO -Após a leitura, selecionar dentro do texto os encontros vocálicos, diminutivo e aumentativo, se há palavras desconhecidas, em caso positivo usar o dicionário. Por fim, o professor intermedia em forma de diálogo o entendimento dos alunos com relação às intenções do texto se utilizando de questionamentos como: Do que  trata o texto? Quais os personagens do texto?

5º MOMENTO - Apresentar aos alunos os sinais de adição e subtração possibilitando o entendimento de suas funções. Montar em sala de aula uma simulação de comércio, distribuir as funções de caixa e comprador, utilizando “dinheirinho de brinquedo”, onde cada criança poderá identificar as cédulas e escolher como gastá-las.

AVALIAÇÃO: A concepção de avaliação que embasará esta atividade estará pautada por uma perspectiva diagnóstica e contínua, onde a ação mediadora do professor estimulará o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, partindo de seus conhecimentos prévios, e apoiando-se também na observação para perceber o envolvimento e a participação nas atividades propostas.

Avaliação 

AVALIAÇÃO: A concepção de avaliação que embasará esta atividade estará pautada por uma perspectiva diagnóstica e contínua, onde a ação mediadora do professor estimulará o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, partindo de seus conhecimentos prévios, e apoiando-se também na observação para perceber o envolvimento e a participação nas atividades propostas.

Autor Maria Luiza Farias Carvalho

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