Aqui você pode pesquisar os planos existentes

 


Sessões simultâneas de leitura de contos

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Envolver os professores da escola em um projeto de fomento à leitura.
  • Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos dos contos.
Conteúdo(s) 
  • Valorização da leitura como uma fonte de entretenimento.
  • Desenvolvimento de critérios de escolha.

Este projeto pode ser aplicado a alunos do 1° ano do ensino Fundamental 

Ano(s) 
Creche
Pré-escola
Tempo estimado 
Três sessões quinzenais
Material necessário 

Histórias escolhidas para leitura e um cartaz por sala, com a propaganda das sessões.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Cada professor deve selecionar a história que lerá nas sessões de leitura. É importante que tenha certo grau de novidade - esse é um ótimo momento para apresentar aquisições da biblioteca. Após essa preparação, todos se reúnem, apresentam suas propostas e trocam ideias para aperfeiçoá-las. Cada um elabora um cartaz-propaganda com a cópia da capa do livro que lerá, a resenha e o espaço para as inscrições, fixando-o no mural da escola.

2ª etapa 

Compartilhe com a turma as propostas de leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito das histórias. Não se deve identificar quem lerá cada conto, pois isso fornece outros critérios de escolha: as crianças não optam por uma obra literária, mas por um leitor conhecido e, em especial entre os menores, há a tendência de ele ser o próprio professor, perdendo-se o potencial desse projeto, que é criar uma comunidade maior de leitores. Assim cada um se inscreve na sessão da qual deseja participar.

3ª etapa 

No dia marcado para o evento, oriente as crianças sobre a sala para a qual devem se dirigir e se prepare para receber seu público leitor. No começo da atividade, apresente o conto de modo a gerar suspense e interesse e, então, realize a leitura. Depois, abra espaço para conversar sobre a história. 

4ª etapa 

Quando as crianças retornarem para as salas, crie um um momento de troca em que elas possam contar sobre a história que escutaram (com a regra de jamais revelar o fim).
 

5ª etapa 

As sessões se repetem mais duas vezes, com intervalos semanais ou quinzenais. Antes da próxima, há uma nova apresentação (na segunda e na terceira vez, as crianças podem ajudar, pois já conhecem as obras) e a escolha do conto que ouvirão um dos professores ler. Depois desse período, novas rodadas podem ser planejadas.

Assista ao vídeo do Projeto Entorno que mostra a realização de todas as etapas de um projeto de Sessões simultâneas de leitura de contos na escola.

Créditos:
Ana Flavia Alonço
Formação:
Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.