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Repertório de resultados de cor

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Ampliar o repertório memorizado.

Conteúdo(s) 

- Repertório de resultados de cor.

Ano(s) 
Desenvolvimento 
1ª etapa 

1º ano 
Nessa etapa inicial, o trabalho de memorização deve ter foco nos seguintes repertórios:

- Adição e subtração de a qualquer algarismo. Por exemplo, 3 + 1 e 8 - 1.
- Adição e subtração de números de um algarismo, como 4 + 2 e 6 + 3.
- Adições que tenham como resultado 10, como 7 + 3 e 2 + 8.
- Subtrações com base no 10. Por exemplo, 10 - 7 e 10 - 2.
- Adição e subtração de 10 a qualquer algarismo, como 5 + 10.
- Subtrações que tenham como resultado1, como 8 - 7 e 3 - 2.
- Adições de números de um algarismo a 10, 20, 30, como 1 + 10.
- Adições de múltiplos de 10 que totalizem 100, como 40 + 60.
- Conhecimento da propriedade comutativa, como 2 + 3 = 3 + 2.
- Cálculo de dobro de números até 10. Por exemplo, 7 + 7 e 8 + 8.

2º ano 
Amplie o repertório com as seguintes operações:

- Subtrações que tenham como resultado 10, como 14 - 4 e 16 - 6.
- Adições que tenham como resultado 100, como 75 + 25.
- Adições de um determinado número a 100, por exemplo 100 + 14.
- Subtrações de dezenas com base no 100, por exemplo 100 - 30.
- Relações de dobro e metade, como a metade de 12 e o dobro de 6.

3º ano 
O repertório passa a englobar o campo multiplicativo, ampliando alguns resultados que já vinham sendo trabalhados no campo aditivo, como dobro e metade. E mais:

- Subtrações que tenham como resultado 1, 10 e 100, como 5 - 4 = 1, 19 - 9 = 10 300 - 200 = 100.
- Múltiplos dos primeiros números, de 2 até 10, como 2 x 3 ou 5 x 4.
- Cálculos de triplo e terço. Por exemplo, 3 x 3 ou 9 : 3.

4º e 5º anos 
É o momento de fazer atividades que recuperem os resultados já trabalhados, principalmente os cálculos de multiplicação. A seguir, trabalhe as seguintes operações:

- Contar de 100 em 100 a partir de qualquer número (741, 841, 941...) 
- Metades e dobros de números de três ou quatro algarismos, como metade de 160 e dobro de 2.300.
- Adições e subtrações que resultem em1.000. Por exemplo, 1.820 - 820.
- Adições e subtrações de múltiplos de 1.000, com até quatro algarismos, como 2.000 + 4.000 e 9.000 - 2.000. 
- Adição e subtração de qualquer número a múltiplos de 1.000, como 3.456 + 1.000 e 8.653 - 6.000.
- Divisores de 10 (1, 2, 5 e 10), 12 (1, 2, 3, 4, 6 e 12) e 15 (1, 3, 5 e 15).
- Frações mais comuns dos números inteiros, como 1/4 de 12 = 3.
- Dobros e metades de frações, como dobro de 1/3 e metade de 3/4.
- Adição e subtração das frações mais usuais, como 1/2 + 1/4.
- Adição e subtração de decimais, como 1 - 0,25; 10 + 1,50.
- Estimativa de valores dos ângulos mais usuais. Por exemplo, 45º = metade de 90º, 30º = terça parte de 90º, 135º = 90º + 45º e 60º = 30º x 2.

Avaliação 

Para saber quais resultados a turma já conhece de cor, use um quadro de sistematização - por exemplo, uma tabela com alguns cálculos para serem preenchidos em um curto espaço de tempo. O que ainda não estiver memorizado pode ser tema para atividades do cotidiano, como jogos.

Créditos:
Priscila Monteiro
Formação:
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e formadora do projeto Matemática É D+, com base na proposta do livro <i>Didática da Matemática - Reflexões Psicopedagógicas</i>.
Autor Nova Escola

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