Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Qual é o número mais próximo de...

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Colocar em jogo o conhecimento do sistema de numeração para comparar números e "medir a distância entre eles".

Conteúdo(s) 
  • Distância entre números;
  • Sentido numérico;
  • Razoabilidade dos números e resultados.

Ano(s) 
Tempo estimado 
6 aulas
Material necessário 

Duas ou três séries de cartões numerados de 0 a 9.

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Primeiramente, divida a classe em grupos de três estudantes. Distribua três cartões para cada trio de alunos, mas não deixe que eles vejam os algarismos que estão escritos no papel. Escolha um número e o anote no quadro-negro e depois peça que os alunos virem os cartões e montem o número mais próximo.
2ª etapa 

Jogue duas ou três partidas, variando os números do quadro para que as crianças pensem em diferentes possibilidades de organizar os algarismos. Em alguns casos, é possível decidir qual é o número mais próximo por comparação global. Porém as situações mais interessantes serão as que pedem o cálculo da distância entre os números. A cada rodada, a turma precisa identificar: qual grupo chegou mais perto? Como cada um pensou? Todos formaram os números mais próximos possíveis?

 

3ª etapa 

Em certos momentos, as crianças usarão a sobrecontagem para medir as distâncias entre os números. Em outros, a subtração pode ser mais indicada. Peça que os grupos expliquem como chegaram à resposta e anote os procedimentos no quadro. Os alunos devem decidir qual é o mais eficaz.

Avaliação 

Após várias rodadas, proponha uma situação na qual você possa avaliar se todos os alunos estão utilizando os procedimentos discutidos, se são eficazes, se há alunos que ainda estão utilizando a sobrecontagem. Depois dessa avaliação, proponha outras solicitando que todos utilizem o mesmo procedimento, por exemplo, a subtração.

 

Créditos:
Didática da Matemática - Reflexões Psicopedagógicas, organizado por Cecília Parra e Irma Saiz (Ed. Artmed)
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.