Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Quais são as alternativas ao uso da energia nuclear?

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Conhecer as principais fontes energéticas utilizadas na atualidade. 
-  Reconhecer a importância que a energia nuclear possui, sobretudo para alguns países desenvolvidos.
- Pesquisar as vantagens e desvantagens de fontes energéticas tradicionais e das chamadas fontes alternativas.
- Propor mudanças no uso das fontes energéticas em nível mundial, para as próximas décadas.

Conteúdo(s) 

- Fontes energéticas no mundo atual
- A importância da energia nuclear
- Fontes energéticas alternativas

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas
Material necessário 

- Cópias do artigo "Depois da Tempestade", publicado em Veja (Edição 2260, 14 de março de 2012).
- Computadores com acesso à internet.
​- Retroprojetor ou data show

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

 

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Inicie os trabalhos distribuindo para a turma fotocópias do texto da reportagem "Depois da tempestade" ou solicitando para os alunos que a acessem diretamente na internet.
Peça que, em pequenos grupos, os alunos façam uma leitura silenciosa do texto da reportagem e, em seguida, proponha que respondam a questão: 

As conseqüências do desastre natural que atingiu o Japão poderiam ser menores se o país não gerasse energia nuclear? Por quê? 

Provavelmente, os alunos irão responder prontamente que seria melhor o país não ter usinas nucleares, o que evitaria o desastre ocorrido na geradora de Fukushima e, consequentemente, a contaminação radioativa que interditou uma gigantesca região no nordeste japonês.  Porém, aproveite este momento para contar que o Japão é deficitário em fontes energéticas, já que não possui jazidas de carvão e de petróleo. Além disso, mostre que o país tem pouco espaço para a construção de usinas hidrelétricas, solares ou eólicas, por exemplo.

Explique também que, atualmente, as principais fontes energéticas sobre as quais está apoiado o desenvolvimento das atividades econômicas no mundo são: o petróleo (40%), o carvão (27%), o gás natural (22%), a biomassa (5,6%) e a eletricidade (5%), inclusa nesta última a energia proveniente de hidrelétricas, usinas nucleares e outras fontes, como a eólica. 

Contudo, mostre que, ainda que seja uma participação pequena no panorama energético mundial, a energia nuclear é fundamental para a geração de eletricidade, sobretudo em países desenvolvidos como a França, a Alemanha e próprio Japão. Mostre para a turma, por meio de um retroprojetor ou data show, o quadro de gráficos a seguir, onde estão elencados alguns dos países maiores consumidores de energia do mundo.

matrizes energeticas

Boligian, Levon; Boligian, Andressa T. A. Geografia espaço e vivência. São Paulo: Atual. 2011. 

Com base na análise dos gráficos acima, peça que os alunos respondam aos seguintes questionamentos:
- Atualmente, o Japão e outros países podem prescindir da energia nuclear, em um mundo onde há a eminência do esgotamento das principais reservas de petróleo nas próximas décadas? 
- Que outras fontes de energia poderiam substituir o petróleo e a própria energia nuclear, em termos de volume de produção? 
- Como poderíamos produzir energia em abundância, porém de uma forma mais segura e ambientalmente sustentável?

Deixe que os grupos debatam a respeito, solicitando que anotem no caderno as principais ideias expressas pelos colegas e tragam-nas na próxima aula.

2ª etapa 

Para que a turma possa responder com maior propriedade aos questionamentos propostos na aula anterior e tecer uma análise mais abrangente sobre o assunto, oriente-os a construir uma tabela comparativa entre as principais fontes energéticas em uso, as chamadas fontes energéticas alternativas e a própria energia nuclear.

Proponha o trabalho com as seguintes fontes: termoelétrica, hidroelétrica, solar, eólica, biomassa e a própria energia nuclear.O propósito desta tabela é mostrar as vantagens e as desvantagens existentes no uso de cada uma delas. A tabela comparativa deverá conter os seguintes campos: Tipo de fonte energética/ Vantagens de seu uso / Desvantagens de seu uso / Fontes pesquisadas.

A pesquisa das informações necessárias a composição da tabela pode ser feita por meio dos sites abaixo:

Revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - A revista traz uma série de artigos e teses sobre a produção científica e tecnológica brasileira, da qual a FAPESP é uma das mais importantes agências de fomento. http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4391&bd=1&pg=3&lg=

Revista Mundo -  É uma publicação independente de Geografia e Política Internacional, que existe desde 1992, direcionada para o desenvolvimento do espírito de investigação e da autonomia intelectual em conteúdos de Ensino Médio.  http://www.clubemundo.com.br/pdf/2009/mundo0209.pdf

International Energy Agency - No site Agência Internacional de Energia é possível encontrar diversos artigos que discutem o futuro da energia, notícias e ainda quadros com informações sobre consumo e produção de energia classificados por matriz e por países. http://www.iea.org/ (em inglês, solicite aos alunos que utilizem tradutores)

Oriente os alunos para que, no processo de pesquisa da montagem da tabela, busquem informações a respeito, por exemplo, dos custos de produção, a rentabilidade e os possíveis impactos ambientais na geração de cada uma das fontes de energia.

Explique que para cada fonte energética pesquisada eles deverão compor um pequeno texto sobre suas vantagens e desvantagens, transcrevendo-o no interior da tabela. Peça para que os grupos troquem as tabelas montadas, tomando conhecimento das informações obtidas pelos outros. Se necessário, solicite que complementem suas tabelas com as informações e novos dados obtidos pelos demais grupos.

Em seguida, com base nas informações pesquisadas, cada equipe deverá criar um plano de uso de fontes energéticas para as próximas décadas, ou seja, um documento onde os alunos apontem quais seriam as melhores alternativas energéticas, levando em consideração a questão da sua segurança e da sua sustentabilidade.

Peça para que justifiquem suas escolhas de acordo com os quesitos pesquisados e apresentados na tabela comparativa. Os grupos deverão entregar o plano por escrito ao final dos trabalhos.

Avaliação 
  • Observe a participação dos alunos nas discussões e questionamentos propostos, assim como o espírito colaborativo de cada integrante no desenvolvimento das tarefas em grupo.
  • Avalie o trabalho de pesquisa, de elaboração do texto e de montagem da tabela comparativa.
  • Fique atento também à pertinência dos planos de uso de fontes energéticas elaborados por cada uma das equipes.
  • Verifique se apesar de reconhecerem os problemas da energia nuclear os alunos conseguem reconhecer a importância que ela possui para os países desenvolvidos.
  • Avalie também se após a pesquisa sobre as vantagens e desvantagens de cada matriz energética os alunos conseguem propor soluções viáveis para o problema da geração de energia discutido em todo o mundo.
Créditos:
Levon Boligian
Formação:
Professor de metodologia do ensino de Geografia e Autor de livros didáticos.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.