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Produção de resíduos

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Perceber que existem recursos naturais finitos.
- Conhecer a origem de alguns materiais.
- Saber que é possível reutilizar objetos e materiais.

Ano(s) 
Tempo estimado 
12 aulas.
Material necessário 

Luvas descartáveis, jornal, sacos de lixo biodegradáveis, resíduos produzidos na escola (exceto lixo de banheiro), fontes de pesquisa sobre lixo.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para trabalhar com um aluno com deficiência visual, na 1ª etapa, amplie a conversa dando exemplos mais próximos do aluno, como brinquedos que antes eram feitos de plástico ou madeira e hoje são elétricos ou eletrônicos.

Na segunda etapa, escolha duas crianças comunicativas para conduzir o aluno pela escola - elas devem relatar o que foram coletando junto com o colega. Em sala, dê a ele um registro de controle em braile para que sua atenção se mantenha na atividade.
Na quarta etapa, proponha que a atividade seja feita em formato de entrevista e peça ajuda aos pais da criança ou ao AEE.
Na quinta etapa, ajude o aluno a desenvolver estratégias para a identificação dos materiais (pelo peso ou pelo barulho que os objetos fazem quando os batemos na mesa, por exemplo).
Na sexta etapa, deixe o aluno tocar os materiais antes e depois de serem reaproveitados.

Pergunte aos alunos: "Desde quando a humanidade usa pratos e copos?". Converse com eles sobre os objetos de uso cotidiano que costumam ser encontrados nos sítios arqueológicos. Explique que, no passado, o homem transformava matérias-primas com técnicas rudimentares. Para demonstrar que o desenvolvimento tecnológico é decisivo na transformação de materiais, peça à turma que compare uma caravela do século 16 a um navio dos dias de hoje. "Quais são as principais diferenças? Por que a caravela era de madeira e o navio é de aço?". As crianças devem perceber que, nos dois casos, a construção das embarcações foi determinada pelas matériasprimas disponíveis e pela tecnologia dominada. Produza com a turma um texto coletivo sobre avanços tecnológicos.

2ª etapa 

Visite alguns ambientes da escola com os alunos e peça que anotem os diferentes objetos encontrados. De volta à sala, socialize os registros e questione-os sobre a origem de cada um. Você pode montar uma tabela no quadro com três colunas: 1) Objeto; 2) Provável origem; 3) Dados após a pesquisa. Registre todas as hipóteses, mesmo que alguns objetos apareçam relacionados a mais de uma origem na tabela, e informe que uma pesquisa posterior vai eliminar as dúvidas. Em seguida, forme duplas e organize os objetos listados no quadro, agrupando-os de acordo com a origem. Peça que cada dupla pesquise um ou mais objetos em fontes confiáveis.

3ª etapa 

Escolha um objeto cuja matéria-prima seja petróleo (algo de borracha ou plástico) e converse com os alunos sobre sua exploração. É importante que a turma saiba que esse é um recurso natural finito. O petróleo demora milhões de anos para se formar no subsolo. Com a extração desenfreada, ele vai ficar cada vez mais escasso.

4ª etapa 

Peça que a turma faça um levantamento dos diferentes objetos e materiais que encontramos em um supermercado. "Para onde vão as embalagens após sua a utilização? Quais tipos de resíduo produzimos todos os dias?". Solicite que os alunos reúnam, por um dia, os resíduos secos produzidos na escola.

5ª etapa 

Junte algumas carteiras e forre-as com jornal. Para manusear o lixo, é importante que todos utilizem luvas. Reúna a turma e despeje o material coletado. Oriente os estudantes a separar papel, plástico, vidro e metal. Questione-os sobre a quantidade de resíduo produzido em apenas um dia. "Considerando que o mundo tem cerca de 6 bilhões de habitantes, qual será a quantidade de lixo produzida por dia no planeta todo? Como reduzir essa quantidade?". Forneça materiais de pesquisa com informações sobre o destino do lixo nas cidades.

6ª etapa 

Sistematize com os alunos os destinos mais comuns do lixo urbano: lixões, aterros sanitários, as ruas da cidade etc. Proponha que reflitam sobre a reutilização de materiais como forma de reduzir a produção de resíduos. "O que pode ser feito com garrafas PET e embalagens de leite, por exemplo?". Explique que as garrafas podem ser cortadas e virar um funil, as caixas de leite podem servir como vasos de plantas. Dê outros exemplos: folhas de papel usadas de um só lado podem servir para rascunhos, garrafas vazias podem ser usadas como castiçais, e assim por diante. Todas essas formas de reutilização ajudam a reduzir o lixo que produzimos.

7ª etapa 

Indique uma pesquisa sobre a utilização da tecnologia para transformação de diversos materiais do dia a dia. Proponha à turma a construção de um mural sobre os diferentes materiais do cotidiano e como podem ser reutilizados.

Avaliação 

Divida a turma em dois grupos para um debate sobre lixo (você será o mediador). Uma parte da classe defenderá o uso de embalagens descartáveis e a outra será contrária. Ao final do debate, verifique se eles entenderam o problema representado pelos resíduos e como atenuá-lo.

Créditos:
Carolina Luvizoto
Formação:
Formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo.
Autor Nova Escola

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