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Produção de energia elétrica

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Saber como a energia é produzida.

Conteúdo(s) 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Seis a oito aulas.
Material necessário 

Cartolinas, dados, pinos para a elaboração de um jogo de percurso e vídeo sobre produção de energia elétrica.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Antes de dar início ao trabalho, explique aos alunos que eles assistirão a um vídeo sobre produção de energia elétrica e que as informações coletadas servirão de base para a elaboração de um jogo com tabuleiro de percurso sobre o tema. Durante a exibição, as crianças deverão cumprir as seguintes tarefas: 1) Fazer um desenho que ilustre como a energia chega a cada casa, com indicações para as principais partes do caminho percorrido; 2) Preencher uma tabela como a do modelo a seguir. Se for necessário, permita que os alunos assistam ao vídeo duas vezes - a primeira sem interrupção; a segunda com pausas breves para esclarecer dúvidas ou chamar a atenção para os aspectos importantes.

  O que movimenta as turbinas Transformação de energia Vantagens para a sociedade Desvantagens para a socidedade
Usina hidrelétrica        
Usina termelétrica        
Usina nuclear        

Flexibilização para deficiência intelectual 
Peça que, durante a exibição, o aluno anote palavras que lhe chamem a atenção. Antecipe alguns exemplos (energia, água, transformação etc.). Na hora de preencher a tabela, o estudante com deficiência pode formar uma dupla com um colega ou com você.

2ª etapa 

Selecione textos que abordem a produção alternativa de energia de acordo com as competências de leitura e escrita dos estudantes. Os textos podem ser extraídos da internet, de livros ou de outras fontes de consulta disponíveis na escola (entrevista com o professor de Ciências das turmas de Fundamental 2, por exemplo). Algumas sugestões: www. abr.io/fonteswww.abr.io/fontesenergiawww.abr.io/fontesalternativas e www.abr.io/vejafontes. Trabalhe com os alunos as fontes alternativas, como energia produzida a partir do sol, do mar, do vento, do calor, etanol e biodiesel. Eles devem registrar no caderno as principais ideias discutidas. Ao final da etapa, espera-se que a turma tenha entendido que a busca por outras fontes de energia alternativas é uma necessidade, em função da demanda que não para de crescer.

Flexibilização para deficiência intelectual 
Na segunda etapa, o registro pode ser digitado e entregue ao aluno com deficiência intelectual para que seja colado em seu caderno.

3ª etapa 

Organize a classe em grupos de quatro alunos para a elaboração de um jogo de percurso que abordará a produção de energia elétrica. Eles terão de criar, sob a sua orientação, um tabuleiro baseado nas etapas da produção de energia elétrica, nas vantagens e desvantagens de cada forma de produção (hidrelétrica, termelétrica e nuclear), em pelo menos duas fontes alternativas e em dicas de como economizar energia. Informe que o trabalho será avaliado levando em consideração também a apresentação do jogo (letra legível, organização e distribuição das casas que formarão o percurso, capricho estético etc.). Ajude as crianças na elaboração das regras (se possível, peça que elas tragam de casa outros jogos para servirem de modelo tanto para as regras quanto para o tabuleiro).

Flexibilização para deficiência intelectual 
Na terceira etapa, os desafios podem ser adaptados de modo que o aluno faça dupla ou esteja em um grupo mais homogêneo em termos cognitivos. Nesse caso, as crianças produzirão coletivamente um jogo referente apenas ao primeiro desafio (as etapas de produção da energia elétrica). Pode ser oferecida uma ilustração de livro que funcione como referência.

4ª etapa 

Quando todas as equipes terminarem de elaborar o jogo, organize o espaço da sala para que os alunos possam trocar seus tabuleiros e experimentar o jogo criado por outras equipes. Essa estratégia permite que as crianças sejam avaliadas pelos próprios colegas (ao jogar, elas verificam se o jogo atende aos critérios combinados e se há necessidade de mudanças para adequá-lo à proposta). Depois, peça que elas avaliem seu próprio trabalho. Por último, é você quem deve avaliar o jogo de cada equipe segundo os critérios da etapa anterior.

Avaliação 

Solicite aos estudantes que escrevam um pequeno texto para uma campanha publicitária sobre as vantagens e as desvantagens da produção de energia em usinas termelétricas.

Flexibilização para deficiência intelectual 
Dê alguns exemplos de campanha publicitária, o que também pode estimular a criatividade e favorecer o desempenho de todo o grupo. Peça ao aluno que escolha um texto desse gênero e faça uma reprodução (uma reescrita com ilustração).

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Elaine Peres Ávila
Formação:
Professora de Ciências da Escola Projeto Vida, em São Paulo.
Autor Nova Escola

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