Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Problemas de proporcionalidade direta

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Resolver situações-problema e construir, com base nelas, os significados das operações fundamentais, reconhecendo que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e que um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações.
- Resolver problemas de proporcionalidade direta mediante diferentes procedimentos utilizando as propriedades (constante, procedimentos escalares etc.)

Conteúdo(s) 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Duas aulas.
Material necessário 

Lápis e papel.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Flexibilização para deficiência intelectual

Antecipe esta atividade para que o aluno vivencie junto ao AEE situações similares, seja calculando quantidades de objetos, seja utilizando a balança e pesando objetos de modo a lidar mais individualmente com a ideia de proporcionalidade. Esse é um conceito complexo, que exige muitas habilidades do raciocínio. Por isso, é importante ampliar os objetivos, propondo aquisições básicas para cada momento da atividade. Faça adequações quanto aos valores e recursos de apoio para as operações. Estimule a colaboração de colegas mais avançados para que exercitem suas habilidades e contribuam com seus procedimentos.

Para iniciar o debate, lance o seguinte problema: sabe-se que 20 caixas de alimentos pesam 60 kg. Quanto pesam 30, 60 e 120 caixas? Os aluno podem utilizar diferentes estratégias: se 20 caixas pesam 60 kg, 10 caixas pesam 30 kg! Então 20 caixas + 10 caixas = 30 caixas e 60 kg + 30 kg = 90 kg! Se 60 é o triplo de 20, então o peso de 60 caixas será o triplo de 60, ou seja, 180... e o de 120 vai ser o dobro! Cada uma dessas estratégias listadas acima explora o conceito da proporcionalidade. Promova com os alunos a discussão de todas as opções que aparecerem durante a atividade e, aos poucos, levante com eles as afirmações a que se pode chegar em relação a elas. Exemplos que podem ser usados: "Ao duplicar o número de caixas, o peso total também dobra" ou "Achando o peso de uma caixa, basta multiplicá-lo pelo valor de caixas que se quer saber". A criança pode utilizar diversas estratégias para resolver o problema.

Avaliação 

Para diagnosticar o aprendizado da turma, proponha vários problemas que explorem a ideia de proporcionalidade e vá organizando um repertório de cálculos importantes com base em números como 25, 50 e 100, 20, 40 e 80.

Clique aqui para mais informações.

 

Créditos:
Proposta adaptada do texto Orientaciones Didacticas para la Enseñanza de la Multiplicación en los Tres Ciclos de la EGB, de Cláudia Broitman e Horacio Itzcovich.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.