Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


A Primeira Guerra Mundial em cartazes de guerra

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Entender causas e conseqüências da Primeira Guerra Mundial.
  • Identificar o novo modelo de combate inaugurado com o conflito.
Conteúdo(s) 
  • Indústria e tecnologia da época.
  • Efeitos do conflito no cotidiano.
Ano(s) 
Tempo estimado 
1 aula.
Material necessário 

Cartazes de guerra, disponíveis aqui.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Questione os alunos sobre como as populações são afetadas pelas guerras. Converse sobre o esforço nos conflitos - racionamentos, ausência dos homens e destruição de campos e cidades. O objetivo é demonstrar que a Primeira Guerra Mundial foi o primeiro combate no qual não bastou a luta dos soldados.

2ª etapa 

Apresente cartazes elaborados pelas nações envolvidas na batalha. Uma sugestão é o modelo abaixo:

Reprodução

Produzido pelo governo britânico, ele pede: "Mulheres da Grã-Bretanha, digam: Vá!". Questione os alunos sobre quem são as pessoas para quem o cartaz sugere que as mulheres digam "vá", para onde estariam indo e por que elas diriam isso. Apresente a idéia de que a dimensão da guerra necessitava de um grande esforço de recrutamento de homens e que era preciso fazer com que toda a população estivesse envolvida. Com a ausência masculina, as mulheres assumiram importantes papéis na economia e na sociedade dos países europeus.
 

Avaliação 

Peça a análise de outro cartaz:

Reprodução

Também feito pelo governo britânico, ele anuncia: "Homens da Inglaterra! Vocês aceitarão isto? Setenta e oito mulheres e crianças foram mortas e 228 mulheres e crianças foram feridas pelos soldados alemães. Aliste-se agora". Avalie se a turma cita os conteúdos tratados: o esforço da população para ajudar as tropas, o uso de tecnologias nos combates e a preocupação com alvos civis.

Créditos:
Daniel Vieira Helene
Formação:
Professor de História.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.