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Planeta água

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Conhecer diferentes usos da água.
- Entender sua presença em ambientes distintos.

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Um mês.
Material necessário 

Água em estado líquido, ilustrações ou fotos de seres vivos (animais e plantas) típicos de diferentes ambientes, ilustrações ou fotos de água sendo utilizada (alimentos sendo consumidos, animais matando a sede etc.), sal, batatas cortadas ao meio, sacos plásticos, fita adesiva, formas ou copos plásticos, geladeira com congelador, garrafa PET pequena com tampa, recipiente retangular fundo e o vídeo Como Funcionam as Usinas Hidrelétricas (www.abr.io/video_agua).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para trabalhar com um aluno com deficiência intelectual, se julgar necessário, durante a 1ª etapa, passe uma lição de casa para garantir ao aluno maior repertório. Explique antecipadamente o que se espera dele quanto a comportamento e participação.
Na segunda etapa, faça intervenções no grupo para a divisão das tarefas e incentive o aluno com deficiência a tomar iniciativas. Se necessário, determine suas funções.
Na quarta etapa, se o tempo de concentração do aluno for mais restrito, estimule-o com tarefas como fazer um desenho ou listar informações que, mais tarde, serão apresentadas ao grupo.
Na quinta etapa, organize para o aluno com deficiência um grupo menor e mais heterogêneo em termos de conhecimento e iniciativas colaboradoras. Faça intervenções sempre que perceber que o aluno não está cumprindo as funções que lhe cabem.
Na avaliação, para formar dupla com ele, escolha um aluno com mais domínio do assunto e respeite seu espaço de participação.

Comece perguntando: "Onde a gente pode encontrar água em estado líquido?". As respostas mais comuns devem ser rios, lagos, mares e oceanos. Em seguida, faça outra pergunta: "Será que existe água nos alimentos?". Divida a turma em grupos e forneça a cada um meia batata. Os alunos devem espalhar uma colher de chá de sal sobre a superfície dela e observar. Alguns minutos depois, ocorrerá um acúmulo de água. Discuta de onde ela vem. Para verificar a presença de água em outros alimentos, como frutas ou pão, peça que coloquem uma amostra em um saco plástico completamente fechado e deixem-no em um local que receba sol por alguns dias.

2ª etapa 

Pergunte se existe outra forma de água no planeta além daquela em estado líquido. Apresente algumas imagens de rios, lagos, represas, geleiras, nuvens, chuva caindo etc. Peça que separem as imagens de acordo com o estado físico em que a água se encontra e colem no caderno, escrevendo "sólido", "líquido" ou "gasoso" como legenda.

3ª etapa 

Informe que a turma fará um experimento para ver a água mudando de estado físico e comprovar que a temperatura é responsável por essa mudança. Em seguida, peça que alunos coloquem um pouco de água em duas fôrmas plásticas. As duas irão para a geladeira, mas só uma será colocada no congelador. A outra ficará na parte de baixo do refrigerador. A cada hora, as crianças devem observar o estado da água nas duas fôrmas. Cerca de três horas depois, a água colocada no congelador - submetida a uma temperatura muito baixa - terá virado gelo (estado sólido). A fôrma da parte de baixo, por outro lado, ainda estará líquida, pois a temperatura era um pouco mais alta. Finalize a etapa levando o gelo para a sala de aula e deixando que os alunos observem o derretimento à temperatura ambiente. Discuta o que foi observado.

4ª etapa 

O tema abordado, agora, será evaporação. Pergunte aos estudantes: "O que ocorre quando enchemos uma panela de água e a esquentamos no fogão?". Se possível, faça uma demonstração usando algum tipo de fogareiro (desde que você seja o único a se aproximar do fogo, por motivos de segurança). Peça que os alunos estabeleçam uma relação entre a evaporação observada no fogareiro e a que ocorre naturalmente, como roupas lavadas que secam no varal, aquários destampados etc.

5ª etapa 

Apresente as imagens de seres vivos típicos de diferentes ambientes junto com as figuras de água sendo utilizada (alimentos sendo consumidos, animais matando a sede, plantas crescendo etc.) e questione: como e com que finalidade eles utilizam a água? As crianças devem relacionar as figuras. Abaixo de cada relação, elas vão registrar que uso se faz da água naquele exemplo. Ao final da etapa, espera-se que os alunos tenham percebido que os seres vivos, inclusive o homem, usam a água de diferentes maneiras, mas com a mesma finalidade: sobreviver. Trata-se, portanto, de um recurso essencial à vida.

6ª etapa 

Peça que os alunos citem alguns exemplos de usos que o homem costuma fazer da água e registre-os no quadro. Se ninguém citar a geração de energia elétrica, faça você a citação e pergunte: "De onde vem a energia que acende as luzes de casa e da escola?". Diga para anotarem as hipóteses no caderno e, em seguida, exiba o vídeo intitulado Como Funcionam as Usinas Hidrelétricas. Ao final da exibição, solicite que as crianças revejam as hipóteses iniciais.

Avaliação 

Peça que a garotada elabore cartazes com perguntas e respostas sobre o que foi estudado (inclua algumas perguntas elaboradas por você). O material pode ser exposto na sala de aula ou nos murais da escola.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Carolina Luvizoto
Formação:
Formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo.
Autor Nova Escola

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