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Para entender melhor a Amazônia

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Compreender o processo de ocupação da região Amazônica.
  • Identificar a extensão do bioma amazônico no Brasil e nos países vizinhos
  • Reconhecer os aspectos naturais, culturais, populacionais, logísticos e científicos da região
Conteúdo(s) 
 
  • Região Amazônica
  • Ocupação e formação do território brasileiro
  • Biodiversidade e conhecimento sobre a Amazônia

Reportagem de VEJA:

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas
Material necessário 
  • Cópias da reportagem "Como proteger a Amazônia" (ed. 2274, 20 de junho de 2012)
  • Computadores com acesso à internet
  • Projetor para reprodução de imagens
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

O que seus alunos conhecem sobre a Amazônia? Eles sabem como este território surgiu? Conhecem a diferença entre Bioma Amazônico e Amazônia Legal?
Use a reportagem de Veja como base para ensinar os aspectos culturais, ambientais e socioeconômicos da Amazônia para a turma.

Distribua cópias do artigo da revista Veja. Em seguida divida os alunos em duplas ou trios para que leiam o texto e levantem os tópicos que acharem mais relevantes. Peça que os grupos socializem o que encontraram e verifique se perceberam que o autor destaca a importância de conhecer melhor a Amazônia. Após a discussão, faça as seguintes perguntas:

  • O que vocês sabem sobre Amazônia?
  • Qual é a sua extensão? Ela pertence somente ao  Brasil?
  • O que é a Amazônia Legal e a Amazônia Internacional? Qual a diferença entre as duas?


Anote as respostas dos alunos na lousa. Peça que eles também registrem o que os colegas responderam e tirem eventuais dúvidas.

Comece sua exposição explicando o processo de ocupação da região pelos colonizadores portugueses. Para isso, utilize a sequencia de mapas e o texto abaixo. Se puder, mostre os mapas a partir de um projetor. Isso facilita a visualização das informações que estão nas imagens.

Mapa1Amazônia

 

Mapa2Amazônia

 

Mapa3Amazônia

 

Mapa4Amazônia

 Fonte: Boligian, Levon, Alves, Andressa. Geografia Espaço e Vivência. Ensino Médio. Volume Único. Atual: São Paulo, 2011.

O que explicar para a turma?

A entrada e permanência dos exploradores portugueses em direção ao interior ultrapassaram os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas. Os portugueses começaram então a pleitear a posse definitiva dessas terras junto à Coroa Espanhola. Para tal, valeram-se do princípio de uti possidetis, que estabelecia que as terras deveriam pertencer a quem as ocupasse com atividades econômicas (cultivos, atividades extrativas, mineração, etc.) ou moradias como vilas, povoados ou fortificações.

No ano 1750 firmou-se o chamado Tratado de Madri, no qual a Espanha reconheceu o direito português sobre uma vasta extensão de terras sul-americanas, aí incluindo boa parte da região amazônica. Com este acordo, os limites da colônia ficaram mais parecidos com os do nosso atual território. Essa ocupação está diretamente relacionada ao interesse português de transformar a América do Sul em uma colônia de exploração, ou seja, uma área onde a metrópole pudesse se abastecer e enriquecer com o comércio de produtos de alto valor como madeira, ouro, cana-de-açúcar, algodão e especiarias,

 

Para que os alunos compreendam melhor a dimensão natural e política do bioma amazônico, mostre os mapas que apresentam a extensão da chamada Amazônia Internacional e a Amazônia Legal.

 

Mapa5Amazônia

 

Mapa6Amazônia

 

Fonte: Boligian, Levon, Alves, Andressa. Geografia Espaço e Vivência. Ensino Médio. Volume Único. Atual: São Paulo, 2011.

Explique que bioma é um espaço caracterizado pelo clima, espécies, altitude e tipo de solo. Nele, diferentes ecossistemas convivem e interagem. O bioma amazônico é conhecido também como Amazônia Internacional porque a área coberta por ele não se restringe ao Brasil, mas alcança parte da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A Amazônia Legal, por sua vez, é uma região delimitada pela Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para incentivar e direcionar investimentos estatais e privados.

2ª etapa 

Retome a leitura do artigo publicado na revista Veja e destaque a crítica feita pelo pesquisador Adalberto Luiz Val ao afirmar que nós, brasileiros, devemos "conhecer de fato" a Amazônia para ter direito sobre ela. Ele aponta que a ciência sabe muito pouco sobre este bioma e sua dinâmica natural. A partir destas considerações, proponha aos alunos a elaboração de uma apresentação com imagens fotográficas da região amazônica. O material pode ser encontrado no laboratório de informática da escola ou em revistas. Oriente os estudantes para que observem três recortes:

  • Diversidade cultural e populacional da região
  • Problemas sociais e ambientais
  • Condições econômicas, de infra-estrutura e de pesquisa científica


Os alunos deverão, novamente por meio de uma releitura do texto, buscar expressões ou palavras-chave que os orientem na busca de imagens para a elaboração do trabalho. Algumas expressões que podem ser destacadas são:

Sobre a diversidade cultural e populacional:

  • população indígena
  • população ribeirinha
  • população extrativista
  • população urbana


Sobre os problemas sociais e ambientais:

  • poluição urbana
  • poluição das águas
  • desmatamento
  • garimpo
  • queimadas


Sobre as condições econômicas, de infra-estrutura e de pesquisa científica:

  • biodiversidade
  • pesquisadores
  • falta de estradas


Algumas boas imagens estão disponíveis nos sites de fotográfos brasileiros como Pedro MartinelliAraquém Alcântara e Fábio Colombini, que possuem um vasto acervo de imagens da região.

3ª etapa 

Após as apresentações dos trabalhos, peça que respondam estas perguntas:

  • Como a diversidade cultural e populacional da Amazônia apareceu nas imagens apresentadas pelos grupos?
  • A visualização dos problemas urbanos e ambientais nas imagens mudaram sua visão sobre a Amazônia?


As respostas devem ser compartilhadas com toda a turma e são um meio de avaliar o que os alunos aprenderam sobre a Amazônia.

Avaliação 

Com as discussões e as apresentações é possível perceber se os alunos terminaram as aulas conhecendo mais sobre a região amazônica. É fundamental que tenham compreendido a ocupação histórica do território, assim como os aspectos sociais e culturais da população que vive ali. Durante a apresentação dos mapas, observe se conseguem distinguir a Amazônia Internacional da Amazônia Legal.

Flexibilização 

O professor pode trazer vídeos de paisagens áereas da Amazônia e outras que mostrem a fauna, a flora e os habitantes desta região. O objetivo é apresentar o território ao aluno com deficiência por meio dos vídeos e ajudá-lo a perceber a amplitude e diversidade que existem ali.  Este aluno também deve ser envolvido, assim como o restante da turma,  no trabalho de pesquisa com as fotos.

Deficiências 
Visual
Créditos:
Levon Boligian
Formação:
Professor de metodologia do ensino de Geografia e Autor de livros didáticos
Autor Nova Escola

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