Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Organização retangular: "x" azulejos vezes "y" linhas

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Resolver problemas de multiplicação que envolvam relações de organização retangular relações de proporcionalidade.

Conteúdo(s) 

- Organização retangular.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Duas aulas.
Material necessário 

Para cada dupla de alunos, faça dois retângulos de papel cartão ou de EVA: um com medidas inteiras - 50 x 40 cm - e outro com dimensões um pouco maiores - 60 x 50 cm. Corte esse em quadrados de 5 cm de lado (cada dupla terá mais quadradinhos do que o necessário para preencher o quadro).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Peça que as crianças completem o retângulo com os quadradinhos como se fossem ladrilhos em uma superfície. Em seguida, peça que descubram quantos ladrilhos há no retângulo. O trabalho com material de apoio pode ajudar os alunos a identificar a multiplicação nos problemas de organização retangular e não somente nos de proporcionalidade.  Quem tiver dificuldade com a organização espacial talvez não preencha o quadro ordenadamente. A tendência, porém, é que as crianças aproveitem todo o espaço do retângulo e façam a contagem para chegar ao resultado do problema. Questione: juntar os 10 quadrados de cada uma das 8 fileiras não é o mesmo que fazer 8 x 10? Proponha às crianças que descubram quantos quadradinhos cabem em outra tabela, informando apenas que ela tem 7 peças de altura por 6 de largura. 

Avaliação 

Proponha problemas como estes a cada bimestre de trabalho. Explore as formas de resolver, anote num quadro e coloque no mural, contribuindo assim para a ampliação de repertório de seus alunos.

 Clique aqui para mais informações.

 

Flexibilização 

Introduza a atividade apresentando o retângulo dividido em quadradinhos projetado no telão pelo computador. Isso dará ao aluno melhor noção espacial. Entregue-lhe um material adaptado em folha de tamanho maior com o mesmo número de quadradinhos, mas ampliados. Faça pontilhados bem escuros para que ele passe o lápis por cima, configurando o quadriculado. Dê a ele mais oportunidade de aprendizagem pedindo que faça a mesma atividade junto ao AEE após sua realização em classe.

Deficiências 
Visual
Créditos:
Atividade inspirada nas Orientaciones Didácticas para la Enseñanza de la Multiplicación en los Tres Ciclos de la EGB, de Horacio Itzcovich e Claudia Broitman.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.