Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Números racionais para resolver problemas de medidas

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Utilizar os números racionais como recurso para resolver problemas de medidas partindo de subdivisões sucessivas da unidade.

Conteúdo(s) 
  • Números racionais
  • Medidas

Ano(s) 
Tempo estimado 
8 aulas
Material necessário 
  • Folhas de papel
  • Uma tira de cartolina de 12 centímetros para servir como unidade de medida,
  • Tiras de meio, 1, 3 e 6 centímetros (um jogo por aluno)
 
 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Separe os alunos numa quantidade par de equipes. Solicite que cada grupo faça uma reta em uma f olha de papel. Distribua a tira de 12 centímetros para a checagem do tamanho do segmento desenhado, tendo como base essa unidade. A seguir, um grupo deve enviar instruções por escrito a outro para que este reproduza um segmento de reta do mesmo tamanho. É provável que, ao fazerem as medições, os alunos encontrem uma sobra. Se for pequena, a mensagem será algo como "são 3 unidades e um pouquinho" ou "são quase 4 unidades". Caso seja maior, oriente as crianças a trabalhar com subunidades, como metade ou a metade da metade da unidade fornecida. Certamente o texto será redigido sem o uso das frações, mas pode ser que alguns estudantes recorram a elas (2 tiras + 1/2 tira + a metade de 1/2 tir a). Caso precisem de informações suplementares, as equipes devem pedi-las por escrito. Por fim, os grupos comparam os segmentos. Se não forem equivalentes, oriente os alunos a descobrir as causas relendo a mensagem para identificar os erros e reelaborá-la, estabelecendo convenções. Esses procedimentos são fundamentais para que haja a apropriação consciente dos recursos de resolução.
2ª etapa 

Introduza uma variante na atividade fornecendo aos grupos informações sobre o segmento de reta que devem comunicar aos colegas. Utilize para isso as tiras de papel de diferentes medidas. Dessa forma você controlará as frações com as quais deseja que eles trabalhem. Proponha essa atividade algumas vezes. Para que avancem na elaboração da mensagem, estabeleça condições: que seja o mais curta possível ou que sejam utilizados só números.

 

3ª etapa 

Organize um momento de discussão sobre frações equivalentes, colocando questões como: com frações de 1/4 podemos fazer 1/2? E com frações de 1/3 isso é possível? Para formar 1/2 com 1/3, o que preciso fazer? Para finalizar essa etapa, proponha cálculos mentais com frações: quanto é a metade de 1/4, de 1/8 e de 1/6? Quanto é 1/3 de 1/2, de 1/3 e de 1/4?

Avaliação 

Forneça tiras de papel no comprimento da "tira unidade de medida" e peça que os alunos as dividam de acordo com as frações que você informar, como 1/2, 1/4 e 1/8. Aumente o grau de dificuldade, sugerindo quintos, sétimos etc.

 
Créditos:
Claudia Broitman, Horácio Itzcovich, Cecília Parra e Patrícia Sadovsky
Formação:
No documento de atualização curricular nº 4, GCBA, e no livro "Enseñar y Aprender Matemática: Propuestas para el Segundo Ciclo"; de Héctor Ponce, Ed. Novedades Educativas.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.