Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Números e Operação da Adição

Publicado por 
professor
Objetivo(s) 

 - Conhecer o Material Cuisenaire;

Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

- Compreender a sequência numérica como o acréscimo sucessivo de uma unidade;

- Utilizar as propriedades da adição, sem formalismo;

Construir alguns fatos fundamentais da adição;

 

Conteúdo(s) 

Todas as atividades devem ser feitas em grupos de quatro.

 

Os alunos vão desenvolver a escrita aditiva e construir os fatos fundamentais da adição com material concreto. A atividade inicial será de reconhecimento do material. Cada grupo terá seu próprio material de Cuisenaire para que possam livremente manusear, explorar, manipular, brincar e conhecer melhor essa ferramenta, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas.

O primeiro contato com as barrinhas deverá ser de forma lúdica, as crianças irão fazer o reconhecimento físico das peças e montar figuras. Este exercício serve para as crianças se familiarizarem com o material fazendo assim espontaneamente as primeiras descobertas. No decorrer desta brincadeira livre, a criança desenvolve muitas capacidades e destrezas, sobre as quais edificará posteriormente, o seu conhecimento matemático.

 

Próxima atividade, já com o reconhecimento dos tamanhos de cada barrinha, o professor começa a criar situações que leva o aluno a utilizar o material de Cuisenaire a somar.

Atividade 2 - Nesta atividade vamos trabalhar a adição e, em seguida, passarei exercícios para praticar. 

 

 

Nos exercícios o aluno verá que a barra de tamanho 7 tem o mesmo tamanho da barra de tamanho 2 adicionada à barra de tamanho 5 barras.

 

Exemplo de exercícios – Responda, na folha quadriculada, os problemas e certifique-se de obter a resposta certa.

 

Atividade 3 - Jogo da Formação de Números: Represente a sentença matemática e descubra se combinações de barras usadas representam operações de adição verdadeira.

a) vermelha = branca + branca 
b) verde-claro = branca + vermelha 
c) verde-claro = vermelha + branca 
d) lilás = vermelha + vermelha 
e) lilás = verde-claro + branca 
f) lilás = branca + verde-claro

 

Atividade 4 - Jogo da Adição 
a) Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra, correto? 
b) Descubra e complete, observando a barra vermelha e a combinação equivalente a ela que você pintou: 
c) Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.

 

 

 
Ano(s) 
Tempo estimado 
Aproximadamente 180 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Material necessário 

 Material Cuisenaire industrializado ou confeccionado pelo professor, folha de papel quadriculado e lápis de cor.

Autor Natanna Moser Cavalcanti

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.