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Megadiversidade no mundo tropical

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Entender o conceito de biodiversidade;
  • Conhecer os elementos existentes no mundo tropical que favorecem a existência da megadiversidade:
  • Analisar a interação entre esses elementos;
  • Identificar os diferentes ecossistemas existentes no mundo tropical:
  • Relacionar esses ecossistemas aos seus recursos e à diversidade de espécies existente.

 

Conteúdo(s) 
  • Biodiversidade;
  • Características do mundo tropical;
  • Ameaças à biodiversidade no mundo tropical;
  • Cartografia.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Cinco aulas
Material necessário 
  • Lápis de cor, canetinhas, cartolinas, cópias das reportagens e mapas sugeridos, livros e revistas sobre o tema. Se possível, computador com acesso à internet.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução
Esta sequência didática é a segunda de uma série de dez propostas sobre biodiversidade para Ensino Fundamental II, produzidas em parceria com o Planeta Sustentável. Confira, ao lado, a primeira sequência da série e, ao final deste plano, o cronograma de publicação das próximas aulas.

Nesta sequência será discutida a biodiversidade no mundo tropical, região terrestre que abriga as áreas de maior concentração e variedade de espécies do planeta. Os alunos vão aprender sobre as características climáticas, geológicas e geomorfológicas da região, além de sua história evolutiva. Ao longo das aulas, convide a moçada a identificar os diferentes ecossistemas e estudar os elementos que favorecem a ocorrência de uma megadiversidade. Atenha-se também aos riscos e às ameaças à biodiversidade.

Converse com os alunos sobre o que eles entendem por biodiversidade e megadiversidade. Registre no quadro uma lista com as palavras-chave apresentadas pela turma. Em seguida, leia em voz alta o conceito de biodiversidade proposto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Biodiversidade

Total de genes, espécies e ecossistemas de uma região. A biodiversidade genética refere-se à variação dos genes dentro das espécies, cobrindo diferentes populações da mesma espécie ou a variação genética dentro de uma população. A diversidade de espécies refere-se à variedade de espécies existentes dentro de uma região. A diversidade de ecossistemas refere-se à variedade de ecossistemas de uma dada região. A diversidade cultural humana também pode ser considerada parte da biodiversidade, pois alguns atributos das culturas humanas representam soluções aos problemas de sobrevivência em determinados ambientes. A diversidade cultural manifesta-se pela diversidade de linguagem, crenças religiosas, práticas de manejo de terra, arte, música, estrutura social e seleção de cultivos agrícolas, dentre outros.

Fonte: IBGE, 2004.


Peça que os alunos analisem a lista de palavras-chave e identifiquem similaridades e contrariedades em relação ao conceito do IBGE.

Feita essa introdução, dê uma aula expositiva sobre o mundo tropical. Aproveite os textos abaixo para prepará-la:

Biodiversidade nas regiões tropicais cai 60% em 40 anos 
Planeta Sustentável

Ano Internacional da biodiversidade 
Portal EcoDebate

2ª etapa 

Peça que os alunos se dividam em grupos e analisem os seguintes mapas:

Mapa mundo clima 

Mapa mundo países megadiversos

Mapa

 Mapa mundo tropical

Mapa

Proponha que cada grupo elabore uma síntese das informações contidas nos mapas. Em seguida, distribua cópias das reportagens abaixo, disponíveis no site do Planeta Sustentável: 

Biodiversidade brasileira é 'caixa-preta' para governo e empresários

A vez da biodiversidade 

Peça que os alunos relacionarem as informações obtidas nas reportagens com o que ocorre nos mapas. Sugira também que identifiquem os possíveis ecossistemas, espécies e recursos existentes.

3ª etapa 

Em grupo, peça que os alunos escolham uma região tropical e elaborarem um painel sobre ela, colocando suas características e a biodiversidade presente. As informações podem ser coletadas em livros, revistas e sites. Proponha também que os grupos pesquisem as ameaças à biodiversidade da região escolhida - risco de extinção de alguma espécie, super exploração de algum recurso natural etc.

Ao longo da aula, acompanhe a realização da pesquisa, oriente os alunos e esclareça possíveis dúvidas.

4ª etapa 

Reserve um tempo para que os alunos finalizem os painéis. Em seguida, proponha que assistam ao documentário Floresta Tropical e Floresta Equatorial.

5ª etapa 

Na última etapa, proponha que os grupos apresentem os painéis que produziram com as características e a biodiversidade de cada região pesquisada. Peça que os grupos exponham o que descobriram e destaquem os riscos presentes em cada área.

Para terminar, promova uma discussão em sala de aula sobre a conservação da biodiversidade. Peça que a moçada discuta o tema com base nas pesquisas realizadas e no documentário.

Avaliação 

Avalie a participação da turma em todas as atividades. Questione os alunos sobre os conceitos discutidos ao longo das aulas e verifique o nível de conhecimento. Analise também os registros feitos ao longo das aulas e a qualidade das pesquisas e dos painéis

 

Créditos:
Ana Lucia Gomes dos Santos
Formação:
geógrafa e professora do Centro Universitário FIEO.
Autor Nova Escola

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