Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Matemática no cotidiano: aplique conceitos dessa ciência em diversos campos de trabalho

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Entender a aplicação de conceitos matemáticos em diversos campos de trabalho.

Conteúdo(s) 

Matemática

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas
Material necessário 

Cópias da reportagem “Candidatos ao Oscar” (Veja, 2336, 28 de agosto de 2013)

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Distribua cópias da reportagem de Veja e faça a leitura com a turma. Questione-os sobre sua relação com a Matemática. Acham fácil ou difícil? É interessante? É útil? Passariam parte de suas férias em um instituto como o mostrado na reportagem?

É esperado que alguns alunos demonstrem aversão à disciplina e não consigam pensar em sua utilidade. Nesse momento, apresente o tema da aula e convide-os a explorar o uso da Matemática no cotidiano.

2ª etapa 

Levante com a turma algumas situações em que eles acreditam em que a Matemática possa ser útil e divida-os em grupo para que eles explorem melhor esses temas. Os grupos podem se debruçar sobre a utilidade da Matemática na construção civil, na nutrição, no jornalismo, etc. Instrua os alunos a procurarem profissionais dessas áreas para que eles possam dar depoimentos sobre a presença desse campo de estudo em suas vidas.

3ª etapa 

Peça que os alunos apresentem os resultados das pesquisas realizadas. Intervenha propondo questões que os levem a pensar de maneira mais crítica sobre o uso da Matemática no cotidiano. Estimule a classe a comentar as apresentações de cada grupo sugerindo outras situações em que a Matemática possa ser usada.

4ª etapa 

Retome a reportagem de Veja. Pergunte aos alunos se eles pretendem seguir alguma das profissões que foram pesquisadas. De acordo com as respostas dadas, pergunte se agora eles se sentem mais dispostos a estudar a disciplina.

Avaliação 

Avalie o empenho nas pesquisas, o resultado do trabalho apresentado e as mudanças ocorridas no falar sobre Matemática.

Créditos:
Marcos Santos Mourão
Formação:
Professor de Educação Física da Escola da Vila, na capital paulista
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.