Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Livros e pacotes de livros

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Resolver problemas de multiplicação que envolvam relações de proporcionalidade, mediante diferentes procedimentos (adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e, repertórios multiplicativos).

Conteúdo(s) 

Proporcionalidade

Ano(s) 
Tempo estimado 
1 ou 2 aulas
Material necessário 
  • Lápis;
  • papel.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Apresente o enunciado: "A escola comprou 150 pacotes com 4 livros em cada um. Quantos livros a escola recebeu?" Na faixa etária de anos, os pequenos resolvem certos problemas multiplicativos mesmo sem dominar o algoritmo convencional.

 

A primeira estratégia deles é contar elemento por elemento. Mas esse tipo de trabalho é desvantajoso pela magnitude do número. É hora, então, de ensinar a multiplicar os termos. Se você estimular a discussão de estratégias entre os estudantes em sala de aula, poderá ouvir uma explicação mais ou menos como esta: se fosse 1 livro por pacote, seriam 150 livros! Se cada pacote tivesse 2 livros, haveria 150 + 150 livros! Se cada pacote tivesse 3 livros, seriam mais estes 150! Como são 4, então é 150 + 150 + 150 + 150! Esse procedimento está apoiado na propriedade comutativa. Os estudantes utilizam as propriedades das operações antes de entendê-las como um conceito. Para que se inicie o caminho dessa formulação, pergunte: 150 são os pacotes ou os livros? Se você somar os pacotes, saberá a quantidade de livros? Na discussão sobre a pertinência das estratégias, desafie a turma a usar as que sejam mais econômicas que a contagem.

 

Avaliação 

Como forma de diagnosticar o aprendizado da turma, proponha um novo problema parecido e avalie se os estudantes utilizam estratégias mais econômicas e mais eficazes para solucioná-lo. Uma dessas seriam registros que evidenciem que a multiplicação é um recurso que pode ser utilizado no lugar da adição reiterada de parcelas.

 

Créditos:
Atividade inspirada nas Orientações Didáticas para o Ensino da Multiplicação, Cláudia Broitman e Horácio Itzcovich
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.