Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Ler para saber mais sobre um tema

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Aprender procedimentos de leitor em situação de estudo.
  • Aprender características dos textos de divulgação científica.
  • Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.
Conteúdo(s) 
  • Leitura.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Um mês
Material necessário 
  • Enciclopédias, dicionários ilustrados, vídeos e revistas especializadas.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Selecione um tema interessante que, de algum modo, faça parte do imaginário das crianças. Os fenômenos naturais, a vida animal, o sistema solar ou algum acontecimento veiculado pela mídia são exemplos que despertam a curiosidade infantil e que permitem uma busca por informações. Explique para as crianças que durante um período farão pesquisa, leituras e muitas descobertas.

2ª etapa 

Mostre imagens ou vídeos que possam disparar uma conversa sobre o tema escolhido e convide os alunos a formular perguntas que gostariam de ver respondidas no decorrer do estudo. Anote todas elas, mesmo as que parecem mais difíceis. Mais adiante essa lista será retomada coletivamente para checar se as dúvidas foram devidamente respondidas.

3ª etapa 

Selecione previamente materiais de circulação social, como enciclopédias com índices ou sumários, dicionários ilustrados, livros com imagens acompanhadas de textos breves, revistas especializadas. Inclua também materiais que não contêm a informação que se busca, isso favorecerá que os alunos discutam sobre critérios de pertinência, um dos problemas que leitores experientes enfrentam quando selecionam onde pesquisar. Organize o trabalho em pequenos grupos (de três ou quatro crianças). Distribua os livros e proponha que iniciem a busca analisando os materiais e decidam juntos quais podem servir e quais não. Lembre-se de colocar para cada grupo uma leitura que não esteja relacionada ao tema. Oriente que marquem com um pequeno papel onde aparecem as informações procuradas para que possam voltar a elas. Circule pela sala observando os procedimentos que os alunos estão utilizando e intervenha sempre que necessário (leia títulos e subtítulos ou algumas passagens para confirmar ou não a presença da informação que precisam. Questione as escolhas e informe algo que desconhecem, como o uso do índice).

4ª etapa 

Selecione o sumário de um dos materiais de pesquisa e faça uma cópia para cada grupo. Mostre o livro e a página de onde foi retirado. Convide os alunos a observar de que temas trata a obra. Permita que façam uma exploração inicial e em seguida proponha que discutam entre eles e digam que página é preciso ler para saber sobre o assunto pesquisado. Faça intervenções oferecendo informações, validando as antecipações dos alunos, desafiando com novos problemas para que considerem os aspectos qualitativos e quantitativos do texto. Para isso, é importante que você faça uma seleção criteriosa do sumário. Ele deve trazer bons problemas para os alunos pensarem sobre a escrita e ainda possibilitar que você questione a turma sobre as informações presentes.

5ª etapa 

Durante todo o período de estudo, leia alguns dos textos selecionados na 3ª etapa. Comece pelo índice, os títulos e subtítulos. Leia o texto completo em voz alta e releia alguns parágrafos. Comente certas expressões utilizadas nos textos e recheie de outras informações que julgar pertinentes. Finalizada a leitura, promova espaços para que seus alunos expressem o que compreenderam, relacionem as interpretações de uns e outros e ampliem as ideias iniciais sobre a temática. Auxilie nesse processo de interpretação e volte ao texto sempre que necessário. Retome a lista com as perguntas que gostariam de ver respondidas (elaborada na etapa 2) e verifique quais respostas foram encontradas até o momento.

6ª etapa 

Nessa etapa, proponha o estudo coletivo de um dos textos selecionados durante a exploração dos materiais. Prefira os que tragam imagens com legendas, títulos, subtítulos e que desafiem os pequenos leitores. Faça cópias do material para cada aluno e organize pequenos grupos. Pense nos agrupamentos mais produtivos e garanta que alunos com escrita não alfabética estejam juntos com alunos com escrita alfabética. Inicie a leitura e peça que acompanhem em suas cópias. Convide-os a comentar o que entenderam e na sequência realize uma segunda leitura, agora feita parágrafo por parágrafo. Ajude a ajustar as interpretacões. Pergunte quais as informações mais importantes presentes em determinados trechos e peça para sublinharem. Caminhe entre os grupos e auxilie quando tiverem dúvidas. O estudo coletivo de texto pode ser feito mais de uma vez durante a sequência didática.

7ª etapa 

Retome a lista de perguntas, verifique junto aos alunos quais ainda não foram respondidas. Separe uma para cada grupo. Distribua junto com a pergunta um texto previamente selecionado que contenha as informações necessárias. Oriente os alunos dizendo que o texto traz informações que ajudam a responder à questão. Solicite que discutam com os colegas, observem os títulos, as imagens e as legendas, o corpo do texto e encontrem pistas que ajudem na busca da resposta. Circule pela sala fazendo  intervenções. É importante que as crianças tenham a oportunidade de ir além das imagens, avançando na coordenação de informações que permitam construir critérios cada vez mais precisos para saber o que dizem os textos.
 

8ª etapa 

Por fim, peça que cada grupo exponha o resultado de sua busca para os demais. Estimule as crianças a perguntar para os colegas caso não tenham entendido a resposta. Ajude-os caso se confundam ou não consigam responder. Faça também uma roda para conversar sobre o que aprenderam nesse estudo e quais conquistas foram feitas ao longo do trabalho. Anote os comentários.

 

Avaliação 

Analise se os alunos aprenderam alguns procedimentos de estudo, como grifar, destacar e localizar informações relevantes e se avançaram em suas conceitualizações sobre o funcionamento do sistema de escrita.

Créditos:
Suzana Moreira
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.