Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Leitura literária e intercâmbio de impressões

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Descobrir as relações entre o texto e as imagens. 
  • Confrontar com os colegas as diferentes interpretações de um mesmo verso. 
  • Expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura.
Conteúdo(s) 

Leitura.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
1 aula
Material necessário 

Livro Mania de Explicação, Adriana Falcão, 48 págs., Ed. Salamandra, tel. 0800-172-002, 32 reais.
 

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Diga às crianças que o livro contará a história de uma menina muito esperta, que inventa explicações para todas as coisas. Ensaie a leitura do livro em voz alta. O texto está organizado em versos independentes uns dos outros. Isso faz com que a leitura possua ritmo próprio. É preciso ler cada verso, relacioná-lo à ilustração, dar uma pausa para o leitor produzir o sentido do texto e, em seguida, ler o próximo verso.

 

2ª etapa 

Sente-se em uma cadeira e peça que os alunos se sentem no chão diante de você. Leia sempre com a ilustração virada para eles, para que todos vejam as imagens.

 

3ª etapa 

Comece pela capa e pelo título. Deixe as crianças emitirem impressões espontaneamente e observarem a capa. Pergunte se alguém se lembra do comentário que você fez sobre uma menina esperta, relacionando-o ao título.
 

4ª etapa 

Avise que você fará uma primeira leitura do livro e que ninguém poderá interromper - para construir um sentido global da obra. "Eu vou ler a história, vocês vão escutá-la com atenção, observar as ilustrações e depois faremos juntos os comentários, certo?" Não pule versos nem substitua palavras e expressões.
 

5ª etapa 

Após a leitura, abra um espaço de intercâmbio. Ele pode começar por algum estudante de maneira espontânea ou por você, que se apresenta como leitora. Analise como as imagens contribuem para a produção de sentido e complementam o significado esboçado pelo texto. Outra intervenção pode ser a releitura, que serve a diferentes propósitos, como buscar pistas quando surgem interpretações divergentes ou criar relações entre texto e imagem.

 

Avaliação 

Analise se as crianças escutam a história com atenção, comentam assuntos ligados a ela, relacionam as ilustrações ao texto e se manifestam preferências por trechos ou episódios específicos na própria aula ou, posteriormente, numa roda de conversa, por exemplo.

Flexibilização 

1° etapa:

Grave o livro em áudio e dê para o aluno levar para ouvir em casa. Ele deve se aproximar do texto antes da turma.

2ª etapa:

Descreva oralmente as imagens e estimule a turma a fazer o mesmo.

5ª etapa:

Estimule a turma perguntando como imaginam outras ilustrações que poderiam ter no livro. Estimule o aluno a sugerir imagens e faça-o participar ativamente da atividade.

Deficiências 
Visual
Créditos:
Giovana Cristina Zen
Formação:
mestre em Educação e Contemporaneidade, Supervisora pedagógica do Colégio São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos da Lua Nova, ambos em Salvador, e formadora de coordenadores do Projeto Chapada, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.