Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Leitura de reportagens e produção de resumo sobre a Amazônia

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Ler reportagens para aprofundar o conhecimento sobre polêmicas envolvendo a Amazônia.

Conteúdo(s) 

- Ecossistemas ou biomas brasileiros.
- Resumos de textos jornalísticos.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Material necessário 

Textos que tratem sobre a Amazônia. Algumas sugestões são:

- especial Amazônia, da revista Veja
(disponível em veja.abril.com.br/especiais/amazonia/sumario.html);

- reportagem Amazônia, do Verde às Verdinhas, da revista Super Interessante
(disponível em super.abril.com.br/ecologia/amazonia-verde-verdinhas-461567.shtml)

- reportagem A Verdade sobre a Saúde da Floresta, de Veja
(disponível em veja.abril.com.br/260308/p_094.shtml).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Após ler o capítulo do livro didático que trata das características da Amazônia, proponha à turma investigar mais a fundo os interesses envolvidos na manutenção ou destruição da floresta. Nesse debate, poderão surgir aspectos como pesquisa da indústria farmacêutica, preservação da floresta contra o efeito estufa, biodiversidade (do lado da preservação), geração de empregos para moradores da região, agronegócio e corte de madeira (do lado da destruição). Anote as hipóteses no quadro.

2ª etapa 

Forme pequenos grupos, apresente os textos jornalísticos sobre a Amazônia e peça que cada um pesquise um dos temas levantados durante o debate, enfocando vantagens e desvantagens. Na exploração do material, oriente-os a fazer uma primeira leitura rápida, sem aprofundamentos, atentando para elementos como o título, subtítulo e legendas para selecionar quais reportagens ler com profundidade. 

3ª etapa 

Indique que cada grupo leia os textos selecionados procurando destacar, por meio de anotações ou esquemas, dados, conceitos e argumentos principais. Em seguida, oriente-os a fazer um resumo que reúna as informações principais sem que haja cópia.

4ª etapa 

Para socializar as diferentes apurações, promova um debate entre os grupos, em que cada um conta à turma as descobertas que fez com a reportagem. Sugira que os alunos anotem no caderno os principais argumentos utilizados. No final, peça um texto individual em que cada um se posicione sobre a seguinte questão: Amazônia - preservação ou destruição? Em que medida e por quê?

Avaliação 

Nas anotações e esquemas, verifique se o estudante consegue retirar dos textos as informações mais relevantes para a compreensão do assunto. Na confecção do resumo, verifique se dados igualmente importantes foram incorporados de maneira clara e coesa. Finalmente, no debate e nos textos opinativos, avalie se os argumentos se amparam em dados da pesquisa. Repetir a atividade com outros temas polêmicos é uma boa opção para que a turma crie familiaridade com os procedimentos de pesquisa e estudo apresentados.

Créditos:
Marcos Engelstein
Formação:
professor de Biologia e assessor de Ciências do Colégio Anglo-Brasileiro, em São Paulo, SP
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.