Esclarecer sobre a invenção e contexto em que objetos do cotidiano foram criados
Introdução
Será que realmente todas as invenções modernas vieram para facilitar a vida das pessoas? O texto de VEJA mostra que a criatividade está em alta, oferecendo muitos aparelhos e utensílios que podemos considerar indispensáveis. Outros, porém, não vingarão, principalmente porque têm pouca utilidade. Se há um problema, logo surge uma solução engenhosa, diz a reportagem. E talvez seja a intensidade desse vínculo que determina o fracasso ou sucesso do invento. O tema merece uma boa discussão com a turma e apresenta elementos para uma ampla pesquisa sobre criações que tiveram papel decisivo no cotidiano da sociedade.
Leia o texto com a turma e faça uma lista das invenções citadas. Peça que todos elejam aquelas que gostariam de usar ou ter, e as que consideram mais práticas e funcionais. Sugira a elaboração de um gráfico de barras representando o número de votos dado a cada item a fim de ressaltar as preferências da classe. Com base nessa sondagem, oriente uma discussão em torno da questão: o objeto mais desejado é também o mais útil? Isso deve possibilitar a identificação de opiniões semelhantes e divergentes.
Conte, então, que ao longo da história certas invenções produziram saltos de qualidade no dia-a-dia. Cite a técnica de fazer fogo, a roda, a agricultura, a criação de animais e a escrita. Enfatize que tudo isso moldou a civilização até poucos séculos atrás.
Distribua cópias do quadro "Eles Vieram para Ficar" (abaixo). Ele vai fundamentar um debate sobre a importância dos utensílios ali mencionados. Que outras engenhocas, segundo os adolescentes, devem ser acrescentadas à lista? Que tal o palito de fósforo, a lâmina de barbear, a luneta, a caneta esferográfica, o velcro e a penicilina?
Eles vieram para ficar
|
Organize a turma em grupos e encarregue cada um de pesquisar um conjunto de invenções. As equipes devem indicar a época desses adventos e descrever como era a vida antes deles.
O resultado da pesquisa certamente vai gerar conhecimento e diversão. Para tanto, encaminhe sempre as discussões buscando situar os inventos no contexto em que surgiram. Para orientar a busca, recorra ao relato de algumas curiosidades. Chame a atenção, por exemplo, para as figuras masculinas da antiguidade romana. As estátuas do período reproduzem homens barbeados, aspecto que conseguiam por meio do doloroso processo de esfregar pedra-pomes no rosto para arrancar os pêlos. O posterior desenvolvimento da navalha foi, sem dúvida, um considerável avanço. Mas, para que a lâmina funcionasse a contento, precisava ser afiada com freqüência, o que exigia trabalho e disponibilidade de tempo. A gilete, descartável, superou esse obstáculo. Os marmanjos passaram a comprar a lâmina e sua afiação.
Destaque que determinadas criações ocorreram por simples acaso. O pão fermentado e o vidro se enquadram aqui. O primeiro provavelmente resultou da mistura de farinha de trigo com água e sal, feita por alguém que pretendia assá-la em seguida, mas sabe-se lá por que motivo deixou a massa crua esperando. Mais tarde, o protopadeiro deve ter notado que ela havia crescido e, uma vez assada, proporcionou um produto "fofo". E a história do vidro, qual é? Recomende que a pesquisa inclua descrições historicamente confiáveis e outras relatadas como lendas (uma origem do pão fermentado, por exemplo, deriva de uma lenda segundo a qual havia, na cozinha do inventor, uma estatueta do deus Pan. Daí viria o termo pão).
Outra curiosidade que vale menção diz respeito às condições de higiene que vigoravam até poucas décadas atrás. Os urinóis foram sucedidos por instalações higiênicas dotadas de um buraco ligado a um encanamento que levava os dejetos diretamente à fossa, com conseqüências catastróficas para os narizes próximos. Em 1875, James T. Henry e William Campbell tiveram a idéia de colocar um sifão na saída do vaso sanitário de maneira que se mantivesse um resíduo de água da descarga pairando nessa sinuosidade. Isso impediu a passagem do mau cheiro vindo da fossa.
A invenção fez tanto sucesso que os donos dos banheiros que dispunham desse recurso alardeavam o fato colocando em letras garrafais nas suas portas a sigla WC, que significa water closed - ou selado a água.
Promova a apresentação dos resultados do trabalho e verifique os modelos mais duradouros de utensílios do dia-a-dia, os que mudaram com o tempo e os que desapareceram. Alguém se lembrou de mencionar as galochas? Comente os motivos do sucesso de cada invento. É oportuno enfatizar aspectos mercadológicos e culturais que influenciam no êxito de uma inovação. Se possível, peça que os alunos descubram os apelos publicitários relativos a cada uma.