Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Explosão demográfica

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Resolver problemas de adição e subtração em situações correspondentes a novos significados (busca do estado inicial, incógnita na transformação, combinação de transformações etc.) por meio de diferentes estratégias e posterior comparação das mesmas. 
- Reconhecer a operação de subtração como uma estratégia possível para resolver esse tipo de problema. 
- Usar a calculadora para controlar e conferir cálculos.

Conteúdo(s) 
Problemas envolvendo a ideia de transformação

Ano(s) 
Tempo estimado 
Cinco aulas.
Material necessário 

Tabelas como as mostradas na ilustração acima.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Proponha os seguintes problemas: 

- Penso um número, acrescento 40 e obtenho como resultado 90. Que número pensei? 
- Qual número preciso somar a 358 para obter como resultado 1.000? E para obter 2.000? E para obter 3.000? O que você pensou para responder à primeira pergunta serviu para responder às outras?

2ª etapa 

Explique à turma que a primeira tabela mostra a quantidade de habitantes de uma cidade em diferentes épocas. Comente que, no fim de 1988, uma grande indústria se instalou na região e muitas pessoas mudaram para lá, causando uma explosão demográfica. 

Depois entregue para cada um a cópia das duas tabelas. Explique que falta acrescentar alguns dados. Antes de iniciar o problema, tome o cuidado de conversar com as crianças sobre as informações disponíveis: no ano de 1982, havia 43.514 pessoas na cidade. Em 1986, já eram 72.093. O que aconteceu? A população aumentou ou diminuiu? Quanto? 

Proponha que as crianças resolvam apenas a primeira linha da tabela e discutam as estratégias utilizadas. Deixe para outro dia a resolução dos demais itens. Selecione dois procedimentos utilizados pelos alunos: um que some os habitantes de 1982 e de 1986 e outro que busque o complemento. Proponha que as crianças trabalhem em duplas para explicar ao colega como funciona cada estratégia. Pergunte: as duas servem para resolver o problema?

3ª etapa 

Organize depois uma conversa coletiva para explicitar que a subtração é a operação mais conveniente para esse caso. Para perceber isso, as crianças podem usar a calculadora refazendo e checando os procedimentos usados e vendo em qual deles a solução apareceu mais rápido.

4ª etapa 

Ao propor o segundo problema (população de 1982-1988), diga aos alunos que, para resolvê-lo, eles devem retomar as discussões e conclusões referentes ao problema anterior (população de 1982-1986).

Avaliação 

Avaliação
Depois de ter orientado os alunos a resolver do jeito deles e a realizar as anotações, elabore outras tabelas para diagnosticar o aprendizado. Peça que os estudantes resolvam os seguintes problemas utilizando uma das estratégias apresentadas pelos colegas. Quanto aumentou a população em cada período? Quantas pessoas passaram a morar na cidade após a construção da fábrica?

 

Créditos:
Atividade adaptada de propostas de Patricia Sadovsky
Formação:
Educadora argentina
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.