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Escrita de recomendações literárias

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Escrever recomendações literárias considerando as características textuais e discursivas do gênero.
  • Revisar os textos escritos em pequenos grupos ou coletivamente.
  • Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.
 
Conteúdo(s) 
  • Procedimentos escritores.
  • Características textuais das recomendações.
  • Sistema de escrita.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Um mês
Material necessário 
  • Livros de literatura infantil, catálogo de editoras, revistas para educadores ou para o público infantil, sites de editoras e livrarias ou blogs literários.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Converse com a turma sobre o projeto, contando o que será feito, qual será o produto final e a quem se destina. Informe sobre as etapas necessárias para elaborar o produto final e o que aprenderão em cada uma delas.
2ª etapa 

Apresente alguns livros e combine uma agenda de leitura. Escreva uma lista de títulos de leituras da semana (ou do mês) e deixe  afixada na sala. Antes de ler a história do dia, anuncie o título e solicite que encontrem na agenda para marcá-lo (possibilitando que leiam autonomamente).

 

3ª etapa 

Sempre antes de começar a ler, proporcione variadas situações de exploração, leitura e conversas sobre livros entre os alunos. Nessas situações, os pequenos leitores terão a oportunidade de vivenciar diversas práticas de leitor, por exemplo, decidir o que ler, compartilhar os efeitos que as obras produzem, conhecer melhor o estilo de determinado autor e recomendar textos lidos a outros leitores.

 

 

4ª etapa 

É o momento de familiarizar as crianças  com a linguagem das recomendações. Ofereça catálogos de editoras e outros materiais que tragam esse tipo de texto e deixe que os  alunos explorem e descubram do que se trata. Leia alguns exemplos e converse sobre sua utilidade, seus possíveis leitores e suas características mais comuns (como o fato de serem curtos, de estarem acompanhados pela capa do livro etc.).

 

5ª etapa 

Após esse primeiro contato com o estilo linguístico das recomendações, planeje uma discussão mais aprofundada. Selecione e leia exemplos que permitam discutir aspectos específicos da linguagem utilizada nesse tipo de texto. Pergunte: como fazem os escritores  de recomendações para despertar no leitor o desejo de leitura? Como as recomendações podem ser iniciadas e finalizadas? Que informações trazem? Que informações são emitidas? Coletivamente, elabore uma lista de palavras e expressões utilizadas para despertar o desejo de leitura. Registre os aspectos relevantes da discussão em um cartaz e deixe afixado para que consultem no momento da produção.

 

6ª etapa 
Peça que as crianças escolham um livro do repertório da turma para ser recomendado. Elas devem ditar o texto para você (que fará o papel de escriba). Um dos objetivos dessa etapa é que percebam a diferença entre a linguagem oral e a linguagem escrita. Coloque questões que os ajudem a refletir sobre a linguagem escrita: esta é a melhor forma de escrevermos isso? Será que o leitor vai compreender o que queremos dizer? Será que, escrito dessa forma, o texto despertará o desejo no leitor? Será que ele vai entender um pouco da história? Estamos contando demais? Faça interrupções para reler o que foi escrito, proponha a resolução de problemas que o texto pode apresentar e, sempre que possível, remeta ao cartaz elaborado na etapa anterior.

 

7ª etapa 

Organize a turma em trios ou quartetos com diferentes hipóteses de escrita. Disponibilize todos os livros lidos até o momento e oriente para quecada grupo escolha um para fazera recomendação. Combine que o texto deverá ser planejado por todos os integrantes e redigido por um deles (definido previamente por você). Durante a produção circule pela classe, dando apoio aos alunos, como reler fragmentos do livro selecionado.

 

8ª etapa 

Analise as produções e faça um levantamento dos problemas discursivos mais recorrentes (repetição de elementos de ligação entre as orações - uso do E, AÍ, -, falta de adequação ao gênero, trechos confusos etc.). Selecione uma produção que represente as dúvidas mais comuns, copie-a em lousa ou cartaz e proponha uma revisão coletiva que torne o texto mais agradável e convincente ao leitor.

 

9ª etapa 

Devolva as recomendações para cada grupo com um bilhete sinalizando os problemas textuais. Peça que discutam e busquem soluções para torná-la mais bem escrita assim como fizeram na revisão coletiva. Circule pelos grupos tirando dúvidas e sugerindo  alterações. Ao término da atividade, informe às crianças que mesmo escritores experientes solicitam o apoio de um revisor antes de publicar um texto e que, nesse caso, você fará esse papel.

 

10ª etapa 

Ofereça cópias da capa dos livros recomendados e oriente a montagem do painel de recomendações. Discuta com as crianças a  importância da apresentação do texto: o tipo e o tamanho da letra a ser usada, a disposição da imagem e do texto, a distribuição das recomendações no painel, o uso das reproduções das capas, elementos de destaque etc.

Produto final: Painel de recomendações para afixar na biblioteca da escola ou em um espaço de circulação comum dos alunos das diferentes turmas.

 

Avaliação 

Analise a adequação dos textos produzidos e a participação das crianças nas diferentes etapas, avaliando o quanto conseguiram ampliar seus conhecimentos acerca dos comportamentos leitores e escritores e das características do texto.

 

 

Créditos:
Cristiane Pelissari
Autor Nova Escola

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