Aqui você pode pesquisar os planos existentes

 


Escrita de palavras a partir da leitura feita pela professora

Publicado por 
professor
Objetivo(s) 
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas.
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
  • Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
Conteúdo(s) 

Escrita de palavras

Leitura das palavras escritas

Lista das palavras - professor como escriba

Leitura da lista de palavras com interveções que levem as alunos a refletir sobre o sistema de escrita alfabética

Ano(s) 
Tempo estimado 
3 aulas
Material necessário 

Livro "O que esperar"

autora - Maria Sílivia Orlovas

editora -  NOOVHA AMÉRICA

 

Folhas nas cores azul,amarela, rosa, branca,verde, vermelha e violeta

Papel color set nas cores azul, amarela, rosa, branca, verde, vermelha e violeta, fita crepe

Canetas hidrográficas, máquina fotográfica

Desenvolvimento 
1ª etapa 
  1. Forme duplas ou grupos produtivos, considerando as hipóteses de seus alunos.
  2. Faça a apresentação do livro para a sala, explorando a capa (título, autor, ilustração).
  3. Peça as opiniões dos alunos sobre o que esperam do conteúdo do livro.
  4. Entregue para cada dupla ou grupo as folhas coloridas.
  5. Leia as páginas 4 e 5 do livro e mostre as ilustrações.
  6. Agora, dirija-se a cada dupla ou grupo e peça que escrevam nas folhas coloridas, o que esperar:
  • do azul
  • do amarelo
  • do rosa
  • do branco
  • do verde
  • do vermelho
  • do violeta

7. Peça que cada dupla ou grupo leia as palavras escritas e escreva-as em papéis coloridos maiores e fixe-os na sala.

8. Peça que comparem as palavras que escreveram com as que a professora escreveu.

9. Faça a seguir questionamentos sobre a palavras da lista: quais palavras iniciam com sílabas iguais, sílabas diferentes, quais tem mais letras, menos letras, ordem alfabética, etc.

10 Leia o livro na íntegra para os alunos e mostre as ilustrações.

Avaliação 

Escrever uma lista com sete palavras, a partir de um  campo semântico, para poder observar os avanços dos alunos na escrita alfabética e o que outras aulas poderão ser criadas a partir dessa para que os avanços continuem.

Flexibilização 

Formação de grupos ou duplas produtivas de alunos com hipóteses próximas para que realizem as atividades com tranquilidade, onde os alunos que ainda não tenham habilidades com a escrita possa participar oralmente dizendo as palavras que seu(s) colega(s) possa(m) escrever.

Oferecer letras móveis para alunos que apresentarem dificuldades na escrita das palavras.

Deficiências 
Intelectual
Autor Maria da Gloria de Matos Coan Ramos

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.