Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Energia nuclear e a geração de energia elétrica

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Conhecer como a energia elétrica é produzida em usinas termonucleares e termelétricas.
- Comparar o funcionamento desses dois tipos de usina.
- Produzir um folheto informativo sobre o tema.

Conteúdo(s) 

- Energia nuclear.
- Geração de energia elétrica em termelétricas e termonucleares.
- Produção de textos informativos.

 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Material necessário 

Textos, vídeos e animações sobre o funcionamento de usinas termonucleares, termelétricas e hidrelétricas, e folhetos informativos que vão servir de material de referência para os alunos.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Inicie o trabalho apresentando a tabela abaixo para os estudantes e pedindo que a completem. Provavelmente eles preencherão apenas alguns campos, levando em conta os conhecimentos que já possuem. A atividade é importante para fazer o diagnóstico da turma e para motivá-la a querer saber mais sobre o tema.

tabela de tipos de usinas

 

2ª etapa 

Recolha o material e, após avaliar as respostas, inicie o trabalho. Dependendo das dúvidas apresentadas pela garotada na atividade, selecione os melhores materiais para serem trabalhados em sala. Exiba vídeos, como os indicados. Distribua as tabelas novamente e peça que, em duplas, os alunos façam correções ou as completem. Esse trabalho deve levar os estudantes a perceber, por exemplo, que nas usinas hidrelétricas as turbinas são movimentadas pela água e que isso ocorre devido ao desnível causado pela barragem. Já as termonucleares e as termelétricas têm outro princípio de funcionamento. Nessa etapa, no entanto, não é necessário que conheçam isso em detalhes. Como tarefa de casa, peça que leiam os textos selecionados sobre o tema.

3ª etapa 

De volta à sala, apresente novamente a tabela às duplas. Nesse momento, é esperado que os estudantes já consigam avançar nas respostas. Apresente à classe uma situação hipotética: "Imaginem se não existissem tantos rios no Brasil - o que inviabilizaria a utilização de usinas hidrelétricas para produção de energia. Na opinião de vocês, a instalação de que tipo de usina seria mais vantajosa: a termelétrica ou termonuclear?" Para responder à pergunta, eles devem ter compreendido como esses dois tipos de usinas funcionam. O objetivo é entender que para gerar eletricidade é preciso movimentar uma turbina e que a forma como isso ocorre nas usinas termelétricas e termonucleares é semelhante. Nas termelétricas, o vapor vem da queima de combustíveis fósseis (como carvão, gás natural e óleo diesel) ou de biomassa (como bagaço de cana). Nas termonucleares, o vapor é produzido pela fissão nuclear, que ocorre nas barras de urânio ou de outro material raioativo como o plutônio.

4ª etapa 

Apresente aos alunos folhetos informativos, como os da área da saúde, sobre a prevenção à dengue ou campanhas de vacinação, por exemplo. Peça que leiam e, em seguida, trabalhe com eles as características desse tipo de texto: eles possuem frases sintéticas, que apresentam informações a respeito de determinado assunto ou descrevem como ocorrem alguns processos. Em seguida, proponha que as crianças elaborem um material explicativo como esse, abordando o funcionamento das usinas termonucleares, para ser distribuído à comunidade. Para isso, elas deverão retomar os vídeos assistidos e os textos lidos e tomar notas das informações necessárias para produzir o material. Em grupos, as crianças podem organizar o folheto na forma de perguntas e respostas e com textos curtos, informando, inclusive, as vantagens e desvantagens de utilizar esse tipo de energia em relação às termelétricas. Peça que incluam desenhos e esquemas com legenda.

Avaliação 

Produto final
Folheto informativo sobre usinas termonucleares

A publicação produzida pelos estudantes fornecerá indícios sobre como entenderam o processo de produção de energia elétrica com base na energia nuclear. Se necessário, proponha algumas perguntas: a energia elétrica produzida com base na energia nuclear é diferente daquela obtida em uma usina termelétrica? E com relação à obtida em uma hidrelétrica? Quais as diferenças e semelhanças entre uma usina termonuclear e uma termelétrica?

Flexibilização 

É importante que o aluno com deficiência intelectual seja protagonista de suas ações, mesmo que não consiga acompanhar todos os conteúdos curriculares trabalhados com a turma. Talvez seja abstrato demais para ele compreender as diferenças entre as usinas nucleares e termelétricas, mas uma sugestão é fazer com que o aluno prepare uma pesquisa sobre o que é a energia e diferentes formas de obtê-la, que terá de apresentar para a turma. Ele pode realizar esse trabalho em um tempo maior, com o apoio do AEE, no contraturno. Isso vai ajudá-lo a conhecer mais sobre o conteúdo abordado, contribuir para o trabalho da turma, melhorar suas habilidades de escrita e de comunicação oral. Mas, lembre-se: isso não o exclui de participar das atividades com a classe. O aluno com deficiência intelectual opina no preenchimento da tabela juntos dos colegas e é convidado a dar sua opinião sobre a geração de energia nas discussões em sala.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Cristian Annunciato
Formação:
Professor de Física e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.