Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Desenho na sombra

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Desenvolver a observação
- Observar as formas das sombras
- Marcar as sombras com desenho

Conteúdo(s) 

- Desenho
- Sombra

Ano(s) 
Creche
Tempo estimado 
20 minutos
Material necessário 

Giz de lousa branco, um para cada criança

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Buscar um espaço cimentado em que há uma sombra bem visível e sentar em volta. Brincar de colocar partes do corpo na sombra e depois tirar. Criar outras sombras com a mão, com a cabeça... Combinar com as crianças de fazer marcas no interior das sombras. Propiciar que uma criança faça sombra com o corpo e as outras desenhem no interior desta sombra. Deixar que elas explorem o desenho e criem suas marcas sem necessidade de contornar as sombras. Não apagar os desenhos e voltar para eles depois que a sombra mudou de lugar, portanto é necessário ter uma sombra de um elemento fixo. Questionar: o que será que aconteceu? Deixar que criem suas explicações orais e corporais. Pode haver crianças que não queiram desenhar no interior das sombras, mas onde tem luz, observe então o que ela pesquisa e intervenha sem rigidez, pois o objetivo é para aguçar a observação e trabalhar com sombra/luz e desenho.

Avaliação 

Observe a exploração das crianças, quais as curiosidades que têm em relação à sombra. Valorize a observação, incentivando-as a buscar outras sombras, assim como a criá-las.

Ao desenharem no interior da sombra, comente a pesquisa das crianças, socializando as descobertas enquanto trabalham. Registre a pesquisa das crianças, o que falaram, como agiram, desenharam, para que possa utilizar como ponto de partida para uma próxima exploração com sombra e desenho.

Quer saber mais?

Bibliografia 
Fazer e Pensar Arte, Anna Marie Holm, 161 págs, publicado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Baby- Art, Os primeiros passos com a arte, Anna Marie Holm, 94 págs, publicado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Bambini, Arte, artisti, 157 págs, publicado por Reggio Children.

 

 

 

Créditos:
Helô Pacheco
Formação:
Professora da Escola Vera Cruz, formadora do Instituto Avisa lá e do CEDAC
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.