Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Debate sobre fontes e geração de energia elétrica

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Conhecer a forma como a energia elétrica é gerada nos diferentes tipos de usinas.
- Analisar os prós e contras da utilização de diferentes fontes de energia, considerando impactos ambientais, econômicos e sociais.
- Exercitar a prática do debate, elaborando argumentos favoráveis e contrários a utilização de cada uma das fontes de energia que podem ser utilizadas no processo de geração de energia elétrica.

Conteúdo(s) 

- Processo de geração de energia elétrica com base na Lei de Faraday.
- Fatores ambientais, econômicos e sociais associados à utilização de diferentes fontes de energia, utilizadas no processo de geração de energia elétrica.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
10 aulas.
Material necessário 

- Multímetro, motor elétrico com ímãs ou bobinas de fio de cobre esmaltado e ímãs, pilhas,(opcional para a demonstração de como a energia elétrica é gerada)
- livros sobre geração de energia elétrica, vídeos e animações sobre o processo de geração e distribuição de energia elétrica.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Inicie os trabalhos discutindo com os alunos a notícia veiculada nos meios de comunicação no último dia 03 de fevereiro,  na qual foi abordada a potência energética, que atingiu o seu valor máximo nos últimos anos, devido ao grande consumo de energia nos equipamentos de ar condicionado e na indústria. Você pode demonstrar aos alunos como a energia elétrica pode ser gerada, a partir da movimentação de um ímã próximo a uma bobina. Se tiver um motor elétrico com ímã, desses encontrados em brinquedos, você pode utilizá-lo como gerador. Para isso, ligue os fios nos terminais do multímetro (na função de voltímetro) e gire o eixo do motor. O multímetro indicará a geração de energia elétrica. Se não tiver um motor, utilize uma bobina feita com fio de cobre esmaltado (você pode encontrar essas bobinas dentro de carregadores de celular). Para isso, ligue as pontas da bobina nos terminais do multímetro (na função de voltímetro) e aproxime e afaste o ímã rapidamente do centro da bobina. O multímetro indicará a geração de energia elétrica.

2ª etapa 

Pesquise com os alunos como funcionam os diferentes tipos de usinas (hidrelétrica, termelétrica, termonuclear e eólica, entre outros). Procure enfatizar que em todos eles o processo de geração de energia elétrica é o mesmo: um gerador é acionado e gera energia elétrica. O que muda em cada tipo de usina é a fonte de energia utilizada para acionar o gerador. Busque animações e vídeos que expliquem o funcionamento desses tipos de usinas. Alguns links interessantes que você pode conferir estão listados a seguir.


Fontes Alternativas de Energia
Como funciona a energia nuclear 
Como funciona a energia eólica 
Energia Eficiente: animações e jogos educacionais
Eletricidade: entre o quente e o frio
Eletricidade: eletricidade e água

3ª etapa 

Pergunte aos alunos qual é a melhor forma de se gerar energia elétrica: a partir da energia das águas represadas (hidrelétrica), da queima de combustíveis fósseis (termelétrica), da energia liberada na fissão nuclear (termonuclear) ou da energia obtida dos ventos (eólica)? Para responder essa questão, eles devem saber antes quais são os critérios que deverão ser considerados. Do ponto de vista econômico, por exemplo, as usinas termelétricas são uma das melhores formas, uma vez que utiliza um combustível muito barato (carvão mineral) e podem ser instaladas em qualquer lugar. No entanto, do ponto de vista ambiental, essas usinas são muito poluentes e liberam na atmosfera o carbono que estava aprisionado na crosta terrestre há milhares de anos. Procure enfatizar que em todas as formas de geração de energia há pontos a favor e contra, conforme os critérios que se leva em consideração.

Peça que os alunos pensem no seguinte cenário: se eles fossem os responsáveis pelo setor energético do Brasil e havendo a necessidade de aumentar a geração de energia elétrica, como eles fariam essa ampliação levando em conta fatores ambientais, econômicos e sociais? Peça que eles se organizem em grupos, conforme o tipo de usinas que acham que é a mais indicada. Informe-os que eles farão um debate, como se estivessem defendendo o investimento no tipo de usinas que eles estão defendendo. Nesse debate, eles precisarão ter dados e informações para defender a sua usina e apontar por que os outros tipos não são os mais indicadas. Faça um cronograma para organizar o tempo que cada equipe terá para pesquisar essas informações e quando será o debate.

4ª etapa 

Para repertoriar a turma sobre as diferentes formas de debate presentes na mídia e como um debate se desenvolve, peça que ouçam alguns debates sobre diferentes temas (você pode encontrar debates no site da CBN ou que assistam aos debates esportivos transmitidos por alguns canais de televisão nas noites de domingo. Oriente os alunos que eles não devem se prender ao tema que está sendo debatido, mas sim na forma como cada participante apresenta suas informações e seus pontos de vistas, de que forma utilizam informações apresentadas por outros para defender a sua posição, que estratégias utilizam para desacreditar os outros participantes. Procure destacar também a importância de se haver regras em um debate, para que todos tenham tempo de expor suas idéias de forma clara e organizada (e não da forma como ocorrem nos programas esportivos e alguns debates políticos).

5ª etapa 

Organize o debate de forma que todas as equipes tenham os mesmos tempos para apresentar a defesa do seu tipo de usina. A seguir, cada equipe poderá apontar os problemas que encontraram para os outros tipos de usinas. Cada equipe deve apresentar a defesa dos pontos destacados. Durante o debate, organize na lousa os argumentos apresentados em defesa ou contra a utilização dos diferentes tipos de usina.

6ª etapa 

Após todas as equipes apresentarem suas informações, verifique na lousa se algum dos argumentos apresentados não foi respondido. Ao final do debate, peça que os alunos observem o registro na lousa e, com base nessas informações, decidam qual dos tipos de usinas escolheriam. Ressalte que a decisão deve ser com base somente nos argumentos apresentados.

Avaliação 

Verifique, durante o debate, como os alunos reagem quando suas idéias são questionadas. Observe se os alunos conseguem transformar as informações que pesquisaram em argumentos de defesa e ataque aos diferentes tipos de usinas.

Créditos:
Cristian Annunciato
Formação:
Pesquisador da Sangari Brasil, empresa que desenvolve projetos para o ensino de Ciências
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.