Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Crescimento é sinônimo de desenvolvimento econômico?

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Reconhecer diferenças no significado teórico dos conceitos de crescimento econômico, de desenvolvimento econômico e de sustentatibilidade.

  • Identificar as origens das discussões econômicas em torno destes conceitos.

  • Estabelecer diferenciações entre os modelos de desenvolvimento econômico do Brasil, da China e da Índia.
Conteúdo(s) 
  • Liberalismo econômico
  • Conceitos de crescimento e desenvolvimento econômicos
  • Modelos de desenvolvimento econômico
Ano(s) 
Tempo estimado 
Duas aulas
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Inicie os trabalhos distribuindo para a turma fotocópias das entrevistas "Mercados, justiça e liberdade" e "O CEO da sustentabilidade". Peça então para que a turma faça uma leitura silenciosa da entrevista, anotando os pontos que julgarem importantes e também aqueles que não conseguiram compreender com clareza.

 

Oriente os alunos a identificarem os dois conceitos centrais na entrevista de Amartya Sen e de Paul Polman, que são os de "crescimento econômico", de "desenvolvimento econômico" e de "sustentabilidade".

 

Peça aos alunos que, baseados no conteúdo da entrevista e em seus conhecimentos prévios (tanto aqueles provenientes do senso-comum, com aqueles aprendidos nas séries ou em aula anteriores), façam um brainstorm (tempestade de ideias) sobre o que entendem pelos dois primeiros termos. Questione-os: são sinônimos? Ou possuem significados diferentes? O que a turma acha? O que sustentabilidade tem a ver com isso?

 

Se a turma julgar que os termos não são sinônimos, peça para que busquem definir cada um deles. Crie uma tabela com os dois termos na lousa e anote o que os alunos forem dizendo a respeito destes dois conceitos. Peça para que eles também anotem a tabela no caderno.

 

Após essa atividade coletiva, divida a turma em pequenos grupos, que deverão pesquisar para a próxima aula os termos econômicos a seguir, em enciclopédias e em dicionários especializados de economia: "Liberalismo econômico", "Welfare state" ou "Estado de bem-estar social", e "sustentabilidade".

 

Peça para que pesquisem também sobre os seguintes pensadores:

Adam Smith;

John Maynard Keynes;

Milton Friedman

 

Sobre esses pensadores deverão pesquisar: quem foi; onde viveu; qual a importância da sua obra dentro da economia.

2ª etapa 

Retome a discussão da aula anterior, solicitando aos grupos de alunos que apresentem os resultados da pesquisa solicitada. Os alunos deverão complementar os verbetes à medida que cada grupo apresentar uma nova informação ou dado que não conseguiu encontrar em sua própria pesquisa.

 

Na sequência, os alunos retomarão a leitura da entrevista de Amartya Sen, buscando um novo entendimento do conteúdo do texto. Para uma melhor compreensão das ideias de Sen, destaque, no primeiro parágrafo do texto da entrevista, o seguinte trecho: "Graças a Sen, um dos criadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o avanço dos países não é mais medido apenas pelo crescimento da economia." Confronte esses dois parâmetros (renda per capita e IDH), e mostre a direção das ideias de Amartya Sen, o que dará base para que trabalhe melhor os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico.

 

Além disso, destaque com os alunos o trecho a seguir da entrevista com Paul Polman, sobre o olhar pela sustentabilidade e questione se sua fala aproxima-se mais do conceito de “crescimento econômico” ou do “desenvolvimento econômico”: "Muitas companhias acreditam que estão fazendo o bem apenas por cumprir o que manda a legislação de meio ambiente. Há ainda as que, quando estão ganhando muito dinheiro, decidem fazer filantropia ou alguma ação pontual de sustentabilidade. É o que eu chamo de página 2 do relatório anual. Dessa maneira, elas realizam atividades importantes, mas que não são suficientes. Sempre acreditei que problemas da sociedade como a pobreza, as mudanças climáticas e os direitos humanos são de grande dimensão e por isso exigem muito trabalho para ser resolvidos. O governo não consegue lidar com todas essas questões sozinho. A iniciativa privada precisa ajudar. Meu objetivo tem sido mostrar que nossa empresa deve se colocar a serviço da sociedade para ajudar a tirar indivíduos da pobreza e cuidar da natureza. Nosso sucesso vai depender de quanto conseguiremos melhorar a vida das pessoas. Como trabalhamos com bens de consumo, temos de garantir que cada uma de nossas marcas faça uma contribuição positiva para a sociedade e para o ambiente. Todo o óleo de palma utilizado na fabricação do nosso sabonete Dove, por exemplo, é explorado de maneira sustentável, sem provocar desmatamento. Em Cali, na Colômbia, temos uma fábrica de detergente que só usa energia hidrelétrica."

 

Em seguida, proponha que os grupos de alunos formados na aula anterior, respondam à seguinte indagação:

 

O que o entrevistado Amartya Sen quer dizer nos seguintes trechos?

  1. "É um erro buscar o crescimento pelo crescimento, sem levar em conta os seus efeitos mais amplos e suas consequências"

  2. "O desenvolvimento resulta de investimentos em fatores cruciais como educação, saúde, segurança individual e, é claro, disseminação do crescimento."

 

O QUE EXPLICAR PARA A TURMA 

Até algumas décadas atrás, o crescimento da economia era medido pela renda per capita, índice calculado pela divisão entre o Produto Interno Bruto (PIB) de um país, pelo total de sua população. Já o IDH, busca um novo paradigma, baseado na ideia de desenvolvimento, já que considera, principalmente, os seguintes critérios socioeconômicos: a longevidade da população, medida pela expectativa de vida; o acesso à escolaridade, verificado pela média de anos de estudo da população adulta; o poder de consumo de bens e serviços, determinado pela renda média da população.


Após a reflexão os grupos deverão elaborar um texto coletivo buscando explicar as ideias contidas em cada uma das afirmações de Amartya Sen e de Paul Polman, destacadas acima. Na sequência, os grupos deverão ainda voltar aos textos das entrevistas buscando informações suficientes na fala dos entrevistados para montar uma tabela que aponte os "erros" e os "acertos" dos atuais modelos de desenvolvimento econômico entre Brasil, China e Índia - lembre que o trecho da entrevista de Paul Ploman sobre a questão chinesa pode ser mais uma fonte de informação. Na tabela, os alunos deverão apontar também os aspectos de cada modelo que mais se caracterizam como "crescimento econômico", e aqueles que mais se caracterizam como "desenvolvimento econômico".

 

Sugerimos o seguinte exemplo de tabela:

modelo de desenvolvimento

 

3ª etapa 

Ao final da aula os alunos, de maneira individual, deverão retomar a tabela montada na lousa pelo professor na aula anterior, e que anotaram no caderno, buscando identificar o que mudou na concepção inicial ou prévia que tinham a respeito dos conceitos de crescimento e de desenvolvimento econômico. Deverão ainda, produzir um pequeno texto apontando o que mudou em sua visão sobre estres dois conceitos após o estudo das entrevistas. Esse texto e os demais trabalhos feitos individualmente ou em grupo deverão ser entregues como elementos para avaliação.

Avaliação 

Observe a participação dos alunos, averiguando o nível de interesse nas discussões desenvolvidas em cada aula e o espírito colaborativo de cada integrante no desenvolvimento das tarefas em grupo.

 

Avalie se o grupo conseguiu incorporar os novos conceitos e as novas informações trabalhados em cada aula aos textos produzidos individualmente ao final das aulas, reconhecendo as diferenças no significado teórico dos conceitos de crescimento econômico e de desenvolvimento econômico. Mas, principalmente, se por meio do texto produzido eles conseguiram articular as diferenciações entre os modelos de desenvolvimento econômico do Brasil, da China e da Índia.

Créditos:
Levon Boligian
Formação:
Professor de metodologia do ensino de Geografia e Autor de livros didáticos. Atualizado por Equipe Nova Escola em 08/09/2014.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.