Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Corrida espacial entre URSS e EUA

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Conhecer o aspecto tecnológico-ideológico da Guerra Fria
  • Relacionar a corrida espacial com o cenário político-econômico da segunda metada do século 20
Conteúdo(s) 
  • Guerra Fria
  • Corrida espacial
Ano(s) 
Tempo estimado 
3 aulas
Material necessário 
  • Cópias da reportagem "O primeiro a pisar na Lua" (Veja, 2285, 5 de setembro de 2012)
  • DVD do filme "Os Eleitos"
  • Computadores com acesso à internet e programa de edição de vídeos (os computadores que utilizam o sistema operacional Windows já têm um software de edição: o Windows Movie Maker)
  • Projetor de vídeo e imagens
  • Vídeo da reportagem do "Fantástico" sobre a ida do homem à Lua

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Comece relembrando os alunos de um conteúdo que eles devem ter estudado há um tempo:"As grandes navegações". Discuta rapidamente sobre o sentido desta empreitada, o medo do desconhecido que povoava a imaginação dos navegadores e a disputa entre Espanha e Portugal pelo controle das rotas de comércio e das terras descobertas.

Em seguida, faça uma relação entre essa época e o século 20. Pergunte se os adolescentes acham possível fazer um paralelo entre as grandes navegações e algum acontecimento histórico contemporâneo. Qual seria esse desconhecido que os homens do século 20 temiam e teriam decidido enfrentar e conquistar? Quais seriam as potências que disputariam seu domínio? Deixe que especulem um pouco, trazendo à tona suas opiniões. Questione, então, se eles já ouviram falar da corrida espacial.

Faça uma breve contextualização política do período, relembrando com os alunos o conteúdo Guerra Fria. Ressalte a polarização entre Estados Unidos e União Soviética após o término da Segunda Guerra Mundial, quando os antigos aliados se tornaram rivais, disputando palmo a palmo o controle político e ideológico de diversas áreas do planeta. Nesse momento, para ilustrar essa mudança no status entre os dois países, exiba para a turma um trecho do filme "Os Eleitos", no qual um piloto de testes quebra a barreira do som e um representante do governo impede que a notícia seja divulgada para a imprensa, por medo de que os russos fiquem sabendo do ocorrido. A cena tem início aos19 minutos de filme, terminado aos 24 minutos.

2ª etapa 

Diga aos alunos que o trabalho final da aula será montar uma cronologia sobre o período da corrida espacial. Proponha uma pesquisa que destaque os principais acontecimentos das décadas de 1950, 1960 e 1970, auge da corrida espacial. Para isso, dirija-se com a turma para a sala de informática, onde estarão disponíveis os seguintes trechos do filme "Os Eleitos":

  • Lançamento do Sputnik e repercussão sobre o governo norte-americano (com início por volta de 43 minutos de filme e término aos 49 minutos);
  • Fala do astronauta John Glenn à sua esposa sobre a necessidade de os EUA enviarem um homem ao espaço primeiro, seguida dos sucessivos testes fracassados promovidos pela NASA (com início por volta de 1h28 de filme e término 1h30);
  • Envio de um macaco ao espaço pelo governo norte-americano e envio de Yuri Gagarin ao espaço pelos soviéticos (com início por volta de 1h41 de filme e término a 1h45);
  • Envio do cosmonauta Titov ao espaço pelo governo soviético, sucedido pela decisão dos EUA de responder com o envio de John Glenn (com início por volta de 2h17 de filme e término a 2h19) 


Para essa atividade providencie, junto ao responsável pela sala de informática, a instalação prévia de um programa de edição de vídeos e selecione as cenas sugeridas. Exiba também a reportagem do programa "Fantástico", da TV Globo, de 19/07/2009, sobre a veracidade da chegada do homem à Lua.

Os alunos, divididos em grupos, deverão fazer uma cronologia a partir dos vídeos, seguindo as informações dadas pelo professor e a pesquisa, montando um único filme com os trechos disponíveis.

3ª etapa 

Reserve esta aula para apresentação das cronologias. Avalie cada grupo a partir de seu envolvimento com a tarefa e também o resultado final alcançado. A ideia é que, ao retornar para a sala de aula, a turma discuta os vídeos, as montagens propostas, e chegue a um consenso, com a orientação do professor, sobre qual a melhor cronologia audiovisual para a corrida espacial.

Por fim, encerre a discussão com a leitura da reportagem publicada em Veja "O primeiro homem na Lua" e debata com os alunos o legado das viagens espaciais e o fascínio que elas ainda geram (para reforçar, relembre com eles a reportagem do programa "Fantástico" assistido na aula anterior, que trata das diversas teorias conspiratórias sobre a viagem à Lua).

Avaliação 

Observe se os alunos entenderam o que foi a corrida espacial e as consequências deste momento histórico para o mundo. Fique atento se a turma compreendeu que os avanços em tecnologia espacial eram uma forma das potências - EUA e URSS - demonstrarem poder durante uma disputa que teve como principais armas, manifestações públicas de força, sucesso e "superioridade".

 
Flexibilização 

Antes de começar a aula, use uma estratégia para familiarizar o aluno com deficiência intelectual - e também o resto da turma - com o tema. Faça perguntas como:


O que é uma guerra?
Que tipos de guerra podem haver?
Quais são geralmente os objetivos de uma guerra?
O que pode ser uma guerra que chamamos de fria?


Ao provocar essa discussão, você consegue desvendar os processos mais complexos de conflitos como a Guerra Fria, que consistiu em uma disputa tecnológica.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Wallace Andrioli
Formação:
Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.