Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Convenções internacionais da biodiversidade

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Conhecer as medidas existentes para conservação da biodiversidade
  • Conhecer os resultados das reuniões já realizadas para preservação da biodiversidade

 

Conteúdo(s) 
  • Biodiversidade
  • Convenção da biodiversidade
  • Medidas para manutenção da biodiversidade
  • Esforços internacionais para manutenção da biodiversidade
  • Preservação da biodiversidade, Ano Internacional da Biodiversidade.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas
Material necessário 
  • Cadernos, lápis, canetas, borrachas, papel sulfite
  • Cópias de mapas, texto para leitura, entre outros
  • Material de pesquisa: livros, revistas, computadores com acesso à internet.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução 
Esta sequência didática é a oitava de uma série de dez propostas sobre biodiversidade para Ensino Fundamental II. Neste conjunto de aulas, os alunos vão conhecer as convenções da biodiversidade e seus objetivos. É importante que percebam a importância destas mobilizações internacionais em prol da manutenção da das diferentes espécies e o equilíbrio do planeta.

Leia para a classe o texto abaixo.

Após a leitura, questione os estudantes sobre o que entenderam. Solicite que os dêem exemplos de locais que possuem alta biodiversidade.

Se for possível, exiba para a turma um vídeo em que se discute a necessidade de proteção a algumas espécies. (http://www.youtube.com/watch?v=SGMMwpnGO-8). Explique que essa discussão esteve presente na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, ocorrida em 1973 nos Estados Unidos.

Pergunte ao grupo o que entendem por convenção:

  • O que é uma convenção?
  • Qual sua utilidade?
  • O que é discutido?


Dê um tempo para que respondam e anote as propostas da moçada no quadro.

Em seguida, apresente a definição abaixo.

Convenção

substantivo feminino
1 acordo sobre determinada atividade, assunto etc., que obedece a entendimentos prévios e normas baseadas na experiência recíproca
Ex.: c. de sinais
2 prática, técnica ou recurso adotado ou estabelecido em determinadas atividades, esp. as artísticas
Ex.: as c. usadas na feitura de um soneto
3 qualquer dos usos ou costumes sociais estabelecidos, ger. de tácita aceitação pelos indivíduos de uma comunidade, que incluem regras de boa educação, de boa conduta etc.
Ex.: as c. da etiqueta
4 Rubrica: termo jurídico.
acordo entre duas ou mais pessoas, concernente a um fato preciso
4.1 Rubrica: termo jurídico.
acordo previsto pelo direito internacional, referindo-se quase sempre à matéria técnica resultante de conferência entre as várias nações interessadas
5 (1916)Rubrica: lingüística.
espécie de ajuste implícito, não formulado e até inconsciente, no qual se baseia a relação entre o significante (forma) e o significado (conteúdo) dos signos lingüísticos [A noção, desenvolvida por Saussure, opõe-se à idéia da natureza motivada dessa relação.]
Obs.: cf. arbitrariedade
6 assembleia ou encontro de pessoas reunidas para tratar de assunto de interesse comum; congresso, conferência
Ex.: c. de federações esportivas
7 Derivação: por metonímia.
qualquer texto ou documento que expressa o que foi estabelecido em tal assembléia ou encontro
8 Rubrica: política.
assembléia nacional que se destina a estabelecer ou alterar uma constituição
Obs.: inicial maiúsc.
9 Rubrica: política.
assembléia de delegados de um partido político com o fim de formular uma plataforma, escolher candidatos etc.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Chame a atenção da moçada para a definição número 6 apresentada no dicionário. Em seguida, releia as explicações dos alunos anotadas no quadro e componha conjuntamente uma explicação sobre as convenções internacionais e seus objetivos principais.

Para ampliar o conhecimento da turma, explique o que foi a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD) - também conhecida como ECO-92 -, realizada no Brasil. Aproveite o texto abaixo para preparar a explicação.

A Convenção da Biodiversidade 
César Alexandre Leão Barcellos
Jornal do Comércio - Porto Alegre, RS. 2003.

Fale também sobre a primeira conferência sobre Meio Ambiente, ocorrida em Estocolmo no ano de 1972, e a 3ª, que ocorrreu em Joanesburgo em 2008. (Aproveite o texto abaixo como referência). Explique à turma que em cada um destes encontros internacionais foram elaborados documentos com as intenções para a promoção do desenvolvimento sustentável e a proteção da biodiversidade do planeta.

Biodiversidade - As Nações Mais Ricas em Diversidade do Planeta 

O Estado de São Paulo, 10/12/97 (pág. A-15), Jornal do Brasil, 10/12/97 (pág. 07), O Globo, 10/12/97 (pág. 37) e Estado Ecológico, 15/12/97 (pág. 16)

Se considerar necessário, apresente um mapa-múndi aos alunos e indique os países em onde foram realizadas as conferências.

Como tarefa para casa, solicite que os alunos procurem mais informações sobre essas conferências. Peça que descubram qual o foco de discussão de cada uma, quais as decisões tomadas e quantas pessoas participaram.

2ª etapa 

Retome o assunto tratado na última aula. Peça que os alunos apresentem as informações coletadas em casa. Em seguida, proponha que a classe se divida em três grupos. Explique que cada um deve escolher um dos documentos abaixo para uma discussão coletiva:

- Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano 
Convenção da Diversidade Biológica 
Plano de Intenções 

Peça que cada grupo leia o documento recebido e anote as principais informações. Dê um tempo para que realizem a atividade.

Quando os estudantes terminarem, peça que apresentem as informações coletadas aos colegas. Faça uma discussão coletiva.

Para terminar, pergunte à moçada se as diretrizes apresentadas nos três documentos estão sendo cumpridas. Questione os alunos sobre o que foi feito e que medidas ainda precisam ser tomadas.

3ª etapa 

Faça um resumo das discussões anteriores oralmente. Em seguida, conte à classe que 2010 foi escolhido pelas Nações Unidas como Ano Internacional da Biodiversidade. Pergunte se os alunos sabem o que isso significa. Dê um tempo para que respondam e complemente com as informações do texto abaixo.

AIB - A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo. Esta celebração oferece excelente oportunidade para:

- Evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida.
- Refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes.
- Promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.

A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos. Através de atividades em todo o mundo a comunidade global deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos.

A Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi designada pela ONU, como coordenadora das ações do Ano Internacional da Biodiversidade - 2010. Estabelecida durante a realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro em 1992 (Eco/92), a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é depositária de um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade. Com 191 países membros signatários integrantes, a CDB goza de uma adesão quase total na comunidade das nações.

O Ano Internacional da Biodiversidade - 2010
Diretrizes Gerais

Apresente à classe algumas imagens relativas à diversidade de espécies existentes no planeta. Incentive os alunos a discutir a relação dessas espécies com a vida humana e as melhores formas de preservá-las.

Divida a turma em cinco grupos e entregue a eles uma cópia do texto abaixo.

Quais os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010?

Com o Ano Internacional da Biodiversidade 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade. Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são os seguintes:

- Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.

- Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.

- Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.

- Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.

- Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

O Ano Internacional da Biodiversidade - 2010
Diretrizes Gerais

Peça que cada grupo escolha um dos cinco objetivos expostos e elabore um texto descrevendo as ações necessárias para alcançá-lo. Se a escola contar com um laboratório de informática, leve os alunos lá para que pesquisem. Caso contrário, leve para a classe alguns textos de referência e proponha que complementem o trabalho em casa.

4ª etapa 

Peça que os grupos apresentem os resultados da atividade anterior. Em seguida, organize um debate sobre o papel dos organismos internacionais e de cada país na proteção da biodiversidade.

Para ampliar o debate, leia para os alunos a noticia que segue sobre a COP10, realizada em Nagoya, no Japão.

Leve para a classe outras noticias de jornais e revistas sobre as últimas COPs e seus resultados. Questione os alunos sobre quais outras pautas poderiam ser inseridas nestas reuniões internacionais. Anote as respostas no quadro e termine a aula com uma conversa sobre a importância das COPs para a preservação da biodiversidade.

Para ir além

Como atividade complementar, sugira que os alunos montem um álbum com recortes de jornais e revistas sobre estas reuniões voltadas a discussão da preservação da biodiversidade. Explique que a ideia é que a classe atualize o álbum sempre que possível, fazendo com que o debate sobre a biodiversidade se torne algo permanente na turma.

 

Avaliação 

Avalie a participação dos alunos e o interesse em desenvolver as atividades propostas. Observe a cooperação e troca de ideias. Com base nas atividades realizadas, verifique se os novos conceitos apresentados nas aulas foram compreendidos.

 

 

Créditos:
Kelly Cristina Melo
Formação:
Bacharel e licenciada em Geografia, atua na formação de professores e em consultoria em meio ambiente.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.