Aqui você pode pesquisar os planos existentes

 


Contagem Oral e Sequência Lógica

Publicado por 
professor
Objetivo(s) 

 

 

  • Compreender o significado da contagem através de objetos concretos;
  • Desenvolver noções de quantidades;
  • Aproximar as crianças do conceito de número através do registro de quantidades;
  • Compreender a utilização dos números.
Conteúdo(s) 

Números e Oerações - Álgebra e Funções

  • Realizar a contagem oral com sequencia lógica
Ano(s) 
Tempo estimado 
50
Material necessário 

Tampinhas; Palitos de Picolé; Carrinhos; Bolinhas; etc

Desenvolvimento 
1ª etapa 

O Professor deverá iniciar a aula com uma roda de conversa pedindo para as crianças observarem os materiais. Em seguida deverá perguntar: Qual coleção tem mais objetos? A de Tampinhas ou de Palitos de Picolé? A de Carrinhos ou de Bolinhas? Deixar as crianças exploraremos objetos de cada coleção e a partir das respostas fazer a introdução do tema: Contagem e Sequência Lógica;

 

2ª etapa 

Nessa etapa o professor deverá motivar as crianças a fazerem a contagem oral e depois solicitar que os alunos formem sequências de acordo com os atributos e as quantidades.

 

3ª etapa 

Nessa etapa o professor deverá solicitar que algumas crianças para façam correspondência (quantidade – numeral) aos numerais expressos no cantinho da matemática. Inicie perguntando:

“Para o numeral 0 (zero) quantas tampinhas colocamos? Porquê? Para o numeral 1? E assim sucessivamente.

Como estamos abordando conceitos matemáticos elementares, recomenda-se explorar esta correspondência até o numeral 10 (dez). 

Avaliação 

Os alunos serão avaliados de acordo com o interesse e participação durante o decorrer das aulas.

 

Flexibilização 

Essa atividade pode ser aplicada para os alunos com dificuldades de aprendizagem através de brincadeiras lúdicas.

Deficiências 
Intelectual
Autor Cristiane Moore Areas Antunes

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.