Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Consumo e desperdício de energia

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Aprender sobre o uso e consumo de energia, principalmente eletricidade.
- Perceber possíveis implicações do desperdício de energia, inclusive em termos de bem-estar e saúde humanos.

Conteúdo(s) 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas (mais um período de uma semana para as atividades de campo).
Material necessário 

Folha de papel A3 (ou de tamanho equivalente), caderno e lápis para as anotações.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para trabalhar com um aluno com deficiência visual, na 2ª etapa, peça ao AEE para transpor para braile as informações da conta de energia. Na 3ª etapa, encaminhe a tarefa de inspeção dos postes ao AEE ou à família. Durante as inspeções, o aluno deve ter em mãos a punção e levar a tabela apoiada no reglete para fazer o registro em braile.
Na quinta etapa, se possível, construa as planilhas em braile e coloque-as no mural.

Inicie a atividade levantando os conhecimentos que os alunos já têm sobre o uso doméstico de energia, principalmente eletricidade. Peça que reflitam sobre a necessidade de equipamentos elétricos (TV, geladeira etc.) e pergunte quando o uso desse tipo de aparelho pode se transformar em desperdício. Comente que a produção mundial de energia elétrica tem crescido mais do que a população, indicando desperdício ou excesso de consumo.

2ª etapa 

Peça que os alunos tragam de casa uma conta de energia elétrica recente e pergunte se eles sabem interpretar as informações contidas ali, como a quantidade total de energia consumida e o custo médio de cada quilowatt consumido. Oriente-os a refletir sobre as seguintes questões: 1) Será que o consumo de eletricidade é maior nas famílias mais numerosas ou nas famílias que possuem mais aparelhos elétricos?; 2) Há muita gente no mundo ou o consumo das pessoas é que está aumentando? Peça que pesquisem e elaborem uma lista com os aparelhos elétricos que a família tem em casa, assinalando aqueles que mais consomem energia (como indicado na tabela a seguir).
 

Equipamento Consumo (Kw/h)
Chuveiro
5
Condicionador de ar (10.000 BTU)
1
Ferro de passar
1,2
Geladeira
0,1
Lâmpada incandescente (100W)
0,1
Lavadora de roupa (7L)
0,2
Microcomputador
0,12
Micro-ondas
1

 

3ª etapa 

Com base no resultados da pesquisa, pergunte o que os alunos acham que poderia ser feito para reduzir o consumo de eletricidade em suas casas. Explique que a próxima atividade tem por objetivo monitorar uma fonte potencial de desperdício: postes de iluminação que ficam acessos durante o dia. Organize os alunos em grupos, levando em conta a trajetória que eles percorrem de casa até a escola. Como atividade preliminar, eles devem esboçar um mapa, mostrando o caminho que percorrem. Levando em conta os mapas elaborados, cada grupo deve escolher um trecho de rua ao longo do qual existam ao menos dez postes.

4ª etapa 

Elabore com os alunos um mapa dos arredores da escola, mostrando os trechos escolhidos por todos eles. Daí em diante, e ao longo de cinco dias, cada aluno ou grupo deve monitorar os dez postes escolhidos. Para isso, basta registrar, na ida e volta da escola, se cada um deles está ou não com a lâmpada devidamente apagada. Se algum poste aceso durante o dia for identificado, o aluno deve registrar em uma tabela, anotando ainda o dia da semana em que isso ocorreu. Substitua o mapa por uma maquete, utilizando sucatas para representar ruas, postes e pontos de referência.

    Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Grupo A Poste 1          
(...)          
Poste 10          
Grupo B Poste 1          
(...)          
Poste 10          
Grupo C Poste 1          
(...)          
Poste 10          

 

5ª etapa 

Na primeira aula após os cinco dias da atividade de campo, oriente os alunos a discriminar os postes que foram vistos acesos ao menos uma vez. Ao final, a turma deve reunir todos os resultados em uma única planilha, como a do modelo simplificado abaixo.

Avaliação 

Organize uma discussão final com os alunos. Peça que exponham as ideias iniciais que eles tinham sobre o assunto (consumo e desperdício de energia elétrica), confrontando-as com as conclusões obtidas durante a realização da atividade. Cada grupo deve fazer uma breve descrição do que foi feito (as ruas monitoradas, os resultados obtidos etc.) e das eventuais dificuldades encontradas para realizar a tarefa. Analise os aspectos destacados, os conhecimentos adquiridos e as relações estabelecidas pelos estudantes.

Deficiências 
Visual
Créditos:
Felipe Costa
Formação:
Biólogo, professor de Ciências e autor de livros didáticos.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.