Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Comparar personagens de diferentes histórias

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Ampliar o repertório literário;
  • Identificar características de cada um dos personagens dos contos;
  • Comparar histórias sobre um mesmo personagem com a intenção de perceber semelhanças e diferenças na descrição de suas características. 
Conteúdo(s) 
 
  • Leitura;
  • Exploração das características dos personagens em diferentes contos.
Ano(s) 
Tempo estimado 
4 meses
Material necessário 

Contos em que o lobo apareça como personagem, como A Cabra do Seu Araquém, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, O Lobo e os Sete Cabritinhos e A Verdadeira História dos Três Porquinhos.

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Pergunte às crianças se elas conhecem contos de lobo. Faça uma lista das histórias e organize-se para ler, nas rodas, as selecionadas.

 

2ª etapa 

A cada história, faça com a garotada um levantamento de alguns aspectos do lobo que devem ser analisados. É importante que os alunos possam estabelecer critérios de comparação. Para isso, desenhe uma tabela com cinco colunas. Como no modelo abaixo.

 

História Como é o lobo Cenário Conflito Desfecho
A Cabra do Seu Araquém        
Chapeuzinho Vermelho        
Os Três Porquinhos        
Pedro e o Lobo        
O Lobo e os Sete Cabritinhos        
A Verdadeira História dos Três Porquinhos        

 

3ª etapa 

Após cada leitura, encaminhe conversas para que todos possam expressar seus pontos de vista sobre o personagem principal, o lobo.

 

4ª etapa 

Analise com a turma as caraterísticas dos personagens e os recursos linguísticos utilizados pelos autores para descrevê-los.

 

5ª etapa 

Promova discussões em que as crianças possam expressar sua opinião. Inicie a discussão com a pergunta: "Você acha que nessa história o lobo é bom ou mau? Por quê?" É importante que os estudantes possam debater opiniões com seus colegas com o intuito de defender seu ponto de vista, convencer o outro ou discordar do ponto de vista dele. Nesse caso, você deve sempre promover o desenvolvimento de argumentos com base nas descrições dos personagens e das características do enredo de cada história que foram anotadas na tabela.

 
Avaliação 

Observe a reflexão coletiva sobre as características dos personagens, os comentários sobre as estruturas linguísticas e o léxico, além da comparacão de diferentes histórias (sobre um mesmo personagem).

Flexibilização 
Providencie esses contos em áudio para o aluno.


1ª etapa

Ofereça marionetes desses personagens para o aluno manuseá-los enquanto ouve os contos.

2ª etapa 

Forme duplas e explore sua memória auditiva, pedindo que dite ao colega as características observadas.

 
Deficiências 
Visual
Créditos:
Denise Maria Milan Tonello
Formação:
pedagoga e orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.