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Como fazer uma revista teen com os alunos

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Produzir artigos de opinião em Língua Inglesa.
  • Compreender os objetivos e a estrutura de uma revista.
Conteúdo(s) 
  • Artigo de opinião.
  • Vocabulário do universo jovem.
  • Simple present (presente simples).
Ano(s) 
Tempo estimado 
15 aulas.
Material necessário 
  • Revistas para adolescentes (em inglês e em português)
  • Dicionário.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Peça que os alunos tragam para a aula revistas que eles gostam de ler. Explore com as voltadas para o público adolescente. Comece pela estrutura geral: como é a capa? Como são as ilustrações? Que tipo de produtos são anunciados? Em seguida, investigue que gêneros a turma consegue identificar: entrevistas, reportagens, artigos...

2ª etapa 

Separe artigos de opinião para analisar, chamando a atenção para sua função, suas partes principais (introdução, argumentação e conclusão), vocabulário e tempos verbais usados. Proponha a produção de uma revista com artigos. Como seria o nome dessa revista em Língua Inglesa? Qual seu assunto principal?

3ª etapa 

Compare o artigo em português com um em inglês, de mesmo tema e que use o simple present. Explique a conjugação dos verbos regulares e dos irregulares mais comuns.

4ª etapa 

Peça um levantamento do vocabulário mais usual sobre o tema escolhido. Estimule a classe a sugerir e a indicar a grafia de palavras em inglês, recorrendo ao dicionário quando houver dúvidas.

5ª etapa 

Os alunos vão começar a escrever. Favoreça a troca de idéias com o trabalho em duplas e pedindo que elaborem parágrafo por parágrafo. Oriente para que usem os verbos no presente quando apropriado e o vocabulário pesquisado.

6ª etapa 

Corrija os artigos com os alunos, considerando o contexto de circulação dos textos que estão escrevendo e atentando principalmente para o uso do vocabulário sugerido e para os verbos no presente. Faça uma coletânea das dificuldades mais comuns e repita as explicações necessárias. Defina como será a capa e a disposição visual dos textos.

Produto final 
  • Revista com textos e ilustrações.
Avaliação 

Promova uma avaliação coletiva e contínua sobre a qualidade da revista, debatendo a seguinte pergunta: os textos conseguem comunicar adequadamente informações aos leitores imaginados?

Créditos:
Ana Paula Barbosa Risério Cortez
Formação:
Professora de Língua Inglesa da Escola Stance Dual, em São Paulo.
Autor Nova Escola

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