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Como explicar o fenômeno das aves que migram no frio?

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Diferenciar pássaro de aves
- Reconhecer as características das aves migratórias
- Estudar as adaptações ao voo
- Relacionar a ação antrópica com o processo migratório de aves
- Entender porque as aves viajam, quando isso ocorre, quais os obstáculos e destinos

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas
Material necessário 

- Computadores com acesso à internet para acessar o Jogo da Migração
- Projetor de vídeo para exibir um documentário sobre evolução e voo

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Apresente algumas características das aves. Inicie a aula questionando se a turma concorda com a seguinte afirmação: "Todo pássaro é uma ave, mas nem toda ave é um pássaro." Recolhidas as percepções dos alunos, explique que existe diferença entre os dois. As aves são todos os animais vertebrados, capazes de controlar a temperatura do corpo (endotérmicos), que botam ovos, possuem penas, asas, bico e ossos com cavidades cheias de ar (pneumáticos). Os pássaros são a maior ordem desse grupo, a dos Passeriformes. São características desses animais a ausência de membrana na base de seus bicos, pés sem penas e compostos por três dedos na direção frontal e um para trás.

Explique melhor alguns traços típicos das aves, por exemplo, a endotermia. Assim como os mamíferos, as aves são capazes de manter a temperatura de seus corpos relativamente constantes, mesmo em ambientes muito frios.

A maioria das aves caracteriza-se pela capacidade de voar. Porém, há algumas que não voam ou possuem um voo limitado. Pergunte a turma se quem corre maior risco de extinção são as aves voadoras ou as não-voadoras. Deixe claro que a incapacidade de se locomover voando aumenta o risco de extinção, uma vez que essas aves tornam-se mais vulneráveis a ações antrópicas.

Explique que essa habilidade só é possível por conta de adaptações conquistadas no decorrer da evolução, como a presença de asas, penas, ossos ocos (pneumáticos), membranas de proteção nos olhos, cerebelo desenvolvido (para que consigam ter maior equilíbrio), ausência de bexiga urinária, dentes, entre outras.

Exiba um vídeo sobre as características evolutivas que possibilitaram o voo e discuta com a turma como o ser humano se posiciona frente à impossibilidade de conquistar os céus e como as ações do homem influenciam o trabalho das aves.

2ª etapa 

Pergunta à turma o que eles conhecem sobre o processo migratório de aves. Por que, quando e como ele ocorre? Como os animais sabem a rota de viagem a ser realizada? Como se orientam? Explique que a migração é um fenômeno de caráter periódico e não deve ser confundido com outros, com objetivo de dispersão, ou deslocamentos que acontecem normalmente.

Conte a eles que as aves migram em períodos frios para regiões mais quentes, onde podem encontrar mais alimento e condições adequadas para a reprodução. Na proximidade do momento de migração, elas se tornam mais agitadas devido a alterações fisiológicas, motivadas pela duração dos dias nessa época do ano. Além disso, a preparação para longas e distantes viagens se dá com o armazenando de grande quantidade de gordura corporal.

A orientação sobre o caminho a ser seguido se dá por diversos fatores: o campo magnético terrestre, direção do Sol, posição das estrelas, audição, olfato e a paisagem. Os cientistas acreditam que a percepção de todos esses fatores juntos resulta em uma espécie de bússola ou GPS interno. Cabe ressaltar que para as longas viagens realizadas é necessário não só a consciência de um tempo preciso como também de posicionamento no espaço. Além disso, é interessantíssimo que elas conseguem corrigir algum desvio na direção da rota. A maneira de identificar essa rota, entretanto ainda é um mistério, mesmo para os cientistas.

Leve os alunos ao laboratório de informática e proponha como atividade para os alunos o Jogo da Migração. Depois, peça que relacionem os obstáculos enfrentados pela ave no jogo com a obtenção de energia para finalizar a viagem.

Para a próxima aula, peça que pesquisem sobre a relação entre as aves migratórias e as ações do homem na natureza.

3ª etapa 

Inicie a aula escutando o que os alunos pesquisaram. Em seguida, construa junto com eles na lousa um quadro que contemple algumas ações antrópicas e suas consequências na rota migratória das aves.

Em seguida, divida a classe em grupos e peça que cada um escolha uma ave migratória e trace sua rota de viagem. Para isso, eles podem se amparar em pesquisas na internet e em livros. Ao final, cada grupo deverá apresentar para a classe a origem e o destino final das aves escolhidas.

Avaliação 

Ao avaliar, considere a realização da pesquisa solicitada e da atividade em grupo, bem como a participação e envolvimento dos alunos durante as conversas e discussões em sala de aula.

Créditos:
Micheli Bordoli Amestoy
Formação:
Bióloga e pesquisadora do Observatório de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Autor Nova Escola

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