Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Como comparar os sistemas de produção ao longo dos séculos com "Tempos Modernos"

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Compreender os sistemas de produção do início do século 20 e compará-los ao do século 21.

Conteúdo(s) 
 

Sistemas de produção do início do século 20, em especial o taylorismo e o fordismo, e o atual.

Ano(s) 
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

Tempos Modernos, famoso filme de Charlie Chaplin (1889-1977), registrou o início de uma época que mudou radicalmente a sociedade. A rotina do operário que só sabia apertar parafusos numa linha de produção, dramatizada pelo eterno palhaço, é, segundo o professor Sylvio Cesar, da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza, uma maneira de mostrar à garotada o modo de produção característico do início do século 20. “O filme é um meio de ajudar os jovens a comparar o exemplo ali retratado com a realidade brasileira e regional atual.”

Trechos selecionados

As cenas que mostram o protagonista durante sua rotina de trabalho, seu horário de chegada, de saída, a convivência com os colegas, as tarefas, os momentos de descanso, os momentos em que o sistema de produção para por causa de alguma falha (cena 1 - 1m15s a 6m15s; cena 2 - 8m00s a 18m38s; cena 3 - 34m46s a 36m33s; cena 4 - 59m25s a 1h:08m11s).

Passe as cenas indicadas acima e, em seguida, problematize o tema com a turma. Peça que eles pesquisem sobre o fordismo e o taylorismo. Onde e quando surgiram esses sistemas? Eles se espalharam pelo mundo? Quais eram os seus princípios? Relacione as informações trazidas por eles aos conteúdos já estudados. Organize os alunos em grupo e proponha que discutam quais elementos do filme são semelhantes à realidade atual e local, quais são diferentes e por quê.

Avaliação 

Peça que os alunos escrevam, individualmente, uma análise crítica e comparativa sobre os modelos de produção estudados e vistos no filme e o que hoje existe no Brasil, procurando contextualizar o momento atual de desenvolvimento econômico, e analise se eles compreenderam o conteúdo estudado.

Créditos:
Sylvio Cesar
Formação:
professor da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.