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Buscando informações

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Avançar nas possibilidades de localizar, ler, selecionar e organizar variadas informações contidas em diferentes portadores.

 

Conteúdo(s) 
  • Localização, leitura e interpretação de informação matemática contida em diferentes comprovantes de pagamento: supermercado, passagem de ônibus, entrada de cinema, etc.
Ano(s) 
Tempo estimado 
6 aulas
Material necessário 
  • Cupons fiscais (notinhas de caixa) de diferentes lugares e produtos: supermercado, loja de roupas, farmácia, papelaria, posto de gasolina, etc.
  • Embalagens diversas: leite, achocolatado, óleo, arroz, etc.
  • Contas de concessionárias públicas: água, luz, gás, telefone
  • Importante: o material pode variar de acordo com sua disponibilidade na comunidade em que a escola está inserida. Antes de propor essas atividades, peça aos alunos que "colecionem" o material.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Peça que as crianças tragam para a escola embalagens vazias e limpas de diversos produtos - remédios, alimentos, produtos de limpeza - de diferentes tamanhos. Por exemplo, achocolatado de 400g e de 800g.

Organize a turma em grupos e entregue 4 a 5 embalagens para cada grupo. Proponha que encontrem e circulem na embalagem todas as informações numéricas disponíveis.

Converse com os alunos sobre as informações numéricas encontradas. Proponha que comparem as diferentes anotações de cada embalagem e observem as convenções adotadas para anotar data de validade, informação nutricional, preço e capacidade. Proponha que identifiquem e classifiquem os produtos conforme a unidade de medida utilizada: gramas, kg, litros, cm3, etc. Nesse momento é esperado que as crianças identifiquem que há produtos que utilizam o mesmo tipo de unidade, não significam que utilizem cada uma delas.

2ª etapa 

Sobre o material: Se a escola estiver localizada na zona rural e não disponha de cupons fiscais, você pode solicitar que parentes ou vizinhos que costumam viajar para a cidade juntem algumas notinhas para você poder realizar a atividade.

Organize a turma em grupos de quatro. Entregue para cada grupo uma "coleção" de mais ou menos três cupons fiscais previamente selecionados. Selecione para cada grupo cupons de diversas origens, por exemplo, um grupo recebe um cupom de supermercado, um de farmácia e outro de uma loja de roupas, outro grupo recebe um cupom de posto de gasolina, outro de uma loja de materiais de construção e outra de uma papelaria.

Convide os alunos a participarem de uma brincadeira de "faz de conta": explique que cada grupo de cupons estava dentro de uma carteira encontrada no setor de achados e perdidos do metrô. Agora, eles serão os detetives e deverão investigar, a partir da leitura dos cupons, toda a informação que puderem obter sobre os donos dessas carteiras. Formule algumas perguntas para ajudá-los a encontrar a informação desejada. Explore as diferentes informações contidas na nota, como datas, preços, horários, número do cupom, etc. Por exemplo:

  • Em qual loja esteve?
  • O que vendiam nessa loja?
  • Em que rua (ou local) fica essa loja?
  • Em que dia fez essa compra?
  • Quanto gastou?
  • Quanto dinheiro deu?
  • Recebeu troco? De quanto?


Depois, organize um momento para que cada grupo apresente as informações que obteve. Incentive-os a explicar como conseguiram cada uma das informações.

Avaliação 

Peça que as crianças tragam para a escola diferentes contas de concessionárias públicas: água, luz, telefone, gás.

Organize a turma em duplas e entregue um grupo de contas para cada uma. Em seguida, proponha que identifiquem algumas informações. Pergunte, por exemplo:

  • Em qual casa há o maior consumo de luz?
  • Qual é a família que gasta menos água? Mais ou menos quantos litros de água são utilizados todos os meses?
  • Qual é o valor da conta de telefone mais barata? Quantos pulsos essa família utilizou?
  • Qual é o valor da assinatura do telefone?

Formule perguntas em função do material que você tem disponível, das características de cada um deles e das condições da região, da escola e do grupo.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino
Fundamental
: ciclo I. Secretaria Municipal de Educação - São Paulo: SME/DOT, 2007.
http://educacao.prefeitura.sp.gov.br/WebModuleInformes/interfaceInformesChamadaAction.do 

 

 

Créditos:
Priscila Monteiro
Formação:
Pedagoga, professora de Matemática, formadora do projeto Matemática É D+ da Fundação Victor Civita
Autor Nova Escola

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