Bloco de conteúdo

149 resultados encontrados para ""
Trajetória da pintura flamenga
Perceber a importância da pintura de Bosch e da escola flamenga na história da arte
A arte das histórias em quadrinhos
Apresentar a linguagem das HQs , os principais aspectos estilísticos das histórias em quadrinhos e analisar algumas delas
Edição de fotografias e mudanças na criação de obras visuais
Relacionar as mudanças na concepção de obras visuais com as possibilidades estéticas permitidas pela edição de fotografias
A obra do cartunista Robert Crumb
Conhecer e discutir a importância da obra do cartunista Robert Crumb
Obras noturnas de Vincent Van Gogh
Analisar as obras noturnas do pintor e discutir sua forma de perceber e retratar a realidade
Técnicas de estampagem
Usar diferentes técnicas de estampagem
Dançando com Matisse
Conhecer, compreender e analisar os fundamentos artísticos; apreciar o objeto estético e suas linguagens; identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas
Fotografia e foto-colagem, sob a ótica de Aleksandr Ródtchenko
Entrar em contato com produções de Aleksandr Ródtchenko
A luz e a obra de Edward Hopper
Conhecer, compreender e analisar os fundamentos artísticos
Como observar os mínimos detalhes de uma obra de arte
Entrar em contato com algumas das mais famosas obras de arte do mundo.
Glauber Rocha e o Cinema Novo
Apresentar as principais características do Cinema Novo
Do Moderno ao contemporâneo: criação de uma exposição
Com base em pesquisas sobre o Modernismo, convide a turma a fazer a curadoria de uma exposição virtual sobre a arte brasileira do século 20
Breve oficina de composição e fotografia
Proponha aos alunos que estudem a história e os princípios da boa fotografia e bote a turma para retratar cenas do cotidiano e organizar uma exposição de imagens na escola
Cinema mudo: narrativas sem palavras, expressão de sentimentos
Convide a turma a elaborar o roteiro, gravar e editar um filme feito à moda antiga, com recursos simples de filmagem. O resultado será exibido em uma mostra de cinema mudo na escola
Como elaborar uma exposição
As exibições de obras de arte crescem em tamanho e número de visitantes. Explique como funcionam e envolva a turma na organização de uma mostra
A física da fotografia
Permita que os alunos vivenciem a experiência de construir uma câmera pinhole e mostre, por meio dela, os conceitos ópticos envolvidos no ato de fotografar
Gravura e xilogravura para fazer arte
Apresente a história da gravura e a obra de Goeldi aos alunos. Com base nestas informações, proponha que a turma conte uma história usando a mesma técnica do artista modernista
Relação entre fotografia e cinema
Mostre a ligação entre o surgimento do cinema e a fotografia para os estudantes. E para que entendam que, basicamente, os filmes são muitas fotos repetidas, proponha a produção de um vídeo a partir de um ensaio fotográfico sobre movimento!
Uso da luz e das cores pelos impressionistas
Explique à turma as mudanças que o Impressionismo trouxe à arte no século 19 e proponha um trabalho de pintura que imite a técnica de artistas impressionistas como Monet, Renoir e Degas
Quadrinhos autobiográficos
Ziraldo fez 80 anos e retratou o que significa ter essa idade para a revista BRAVO! Apresente uma breve história dos quadrinhos aos alunos e peça que, assim como o artista, desenhem a própria vida
Como avaliar uma obra de arte?
Discuta com a turma quais são os critérios para a definição do valor estético de uma obra
Op-Art
Op-art, também conhecida como Arte Óptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve inicio na década de 1930 com as obras do designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely.
Computadores fazem arte?
Proponha experimentos artísticos para instigar a turma a refletir se no futuro a arte poderá ou não ser fruto de inteligência artificial
A Arte de Tomie Ohtake
Conhecer a vida e a obra de Tomie Ohtake.
Abstracionismo no Brasil: seria uma arte desenvolvida por quem não sabe pintar?
Refletindo sobre ensino compromissado politicamente com um discurso que seja construído pela relação professor-aluno (SILVA, 1999), chamamos o foco para diversas possibilidades inserido no conhecimento sobre Abstracionismo no Brasil sob a Cultura Visual.
ARTES E FOTOGRAFIA
Mostre a ligação entre o surgimento do cinema e a fotografia para os estudantes. E para que entendam que, basicamente, os filmes são muitas fotos repetidas, proponha a produção de um vídeo a partir de um ensaio fotográfico sobre movimento!
Planejamento Tributário
1. Principais tributos: ICMS, IPI, ISS, CSLL e IRPJ, importação e exportação.
Aprender- Fazendo: Oficina de Stencil
Através de um estudo sobre a história do ensino das artes no Brasil, compreendendo a influência de: John Dewey, Herbert Read e Viktor Lowenfeld que herdamos da era da livre expressão utilizamos a metodologia do fazer-aprender.
Arte pré-história
Conhecer a arte pré-histórica europeia e brasileira
o corpo como forma de expressão
O corpo é do artista, e sendo assim é o suporte utilizado para fazer a arte. E hoje veremos a arte da performance como exemplo dessa forma de expressão e a artista que retrata bem esta linguagem artística é Marina Abramovic.
Arte e a diversidade cultural
A Arte está diretamente ligada a cultura do ser humano. Através da Arte o educando conhece as diversidades e interferências culturais do nosso País e do Mundo.Sendo assim a Arte é uma forma de representar a cultura de um País e suas regiões.
Século XIX na Europa, O Impressionismo
Explique à turma as mudanças que o Impressionismo trouxe à arte no século 19 e proponha um trabalho de pintura que imite a técnica de artistas impressionistas como Monet, Renoir e Degas
Arte Abstrata e sua relação com o subjetivo
Refletindo sobre ensino compromissado politicamente com um discurso que seja construído pela relação professor-aluno (SILVA, 1999), chamamos o foco para diversas possibilidades inserido no conhecimento sobre Abstracionismo no Brasil sob a Cultura Visual.
Ensine sobre a importância da solidariedade no tratamento de doenças
Esclarecer os alunos sobre a importância da solidariedade no tratamento de doenças.

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.