120 resultados encontrados para ""
A origem da nossa cidade
Compreender como se organizam política e administrativamente as cidades; Entender como as cidades surgiram no período colonial.
Construindo um jogo sobre o Japão e sua cultura no Brasil
Conhecer as influências da vinda dos japoneses ao Brasil
Leitura de mapas históricos
Observar as diferenças e semelhanças entre representações que aparecem em mapas e reconhecê-las como resultado de eventos históricos.
Identificação de marcadores temporais
Reconhecer diferentes maneiras possíveis de periodizar a História.
Como utilizar "O Príncipe do Egito" para explicar as origens das religões
Conhecer a organização social da Antiguidade, em que os hebreus eram o povo dominado pelos egípcios. Discutir as diferenças entre as sociedades politeístas e monoteístas.
Explorando a linguagem oral com o filme "Narradores de Javé"
Compreender a utilização de fontes e documentos históricos.
"Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil" e a caricatura do Brasil Colônia
Fazer a contraposição entre a historiografia do Brasil Colônia e o cinema que o retrata, compreendendo que essa linguagem não tem compromisso com a fidelidade histórica.
Estudo de pinturas rupestres para compreender a Pré-História
Conhecer a complexidade dos primeiros seres humanos
O surgimento das primeiras cidades
Estabelecer um paralelo entre a estrutura e o funcionamento das primeiras cidades e da cidade onde mora
Produção de açúcar no Nordeste brasileiro
Nesta sequência, o estudo da produção açucareira no Brasil visto por meio da análise de objetos e das entrevistas com moradores da região.
As crianças no Brasil Império
Conhecer o modo de vida de grupos de crianças que viveram no Brasil imperial
lampião e Maria Bonita
lampiao o rei do cangaço piri
Aula de Historia
Ensino religioso escolar, Ecumenismo, Cultura da paz.
Adaptação de Diagnóstico inicial sobre localidade
Identificar como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade
As riquezas da cultura caipira
O que é o caipira, seus hábitos e costumes
História indígena, brincando e aprendendo.
Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina. Conhecer os tipos de brincadeira indígena. Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas.
Conhecendo minha localidade
Identificar como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade
A urbanização engolindo espaços e culturas
Identificar como os alunos compreendem a existência de comunidades indígenas do passado e atuais
Diagnóstico inicial sobre comunidades indígenas
Identificar como os alunos compreendem a existência de comunidades indígenas do passado e atuais
Diagnóstico inicial sobre localidade
Identificar como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade
História das brincadeiras indígenas
Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina. Conhecer os tipos de brincadeira indígena. Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas.
Análise de linha do tempo
Desenvolver noções de duração e simultaneidade e comparar linhas do tempo.
Mudanças na paisagem
Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo
Diagnóstico inicial sobre localidade
Localidade onde mora e depois
HISTORIA DA ESCOLA ; DO BAIRRO; DA CIDADE ; DO ESTADO
Compreender como se organizam política e administrativamente as cidades; Entender como as cidades surgiram no período colonial.
Urbanização Brasileira - Quando a população rural resolveu viver nas famosas áreas urbanas para terem uma vida melhor.
A partir do século XVIII que a urbanização se desenvolve e a "casa da cidade" torna-se a residência mais importante do fazendeiro ou do senhor de engenho, que só vai à sua propriedade rural no momento do corte e da moeda da cana.
EDUCAÇÃO NÃO TEM COR.
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação bra sileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito
Somos únicos, porém, muito semelhantes.
Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.
Minha cidade minha vida
Compreender como se organizam política e administra as cidades; Entender como as cidades surgiram no período colonial.
Minha localidade
Identificar como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade
localidade
Compreender como se organizam política e administrativamente as cidades; Entender como as cidades surgiram no período colonial.
como surgiu a cidade?
Compreender como se organizam política e administrativamente as cidades; Entender como as cidades surgiram no período colonial.
Resgate de brincadeiras
Resgatar as brincadeiras dos pais quando criança.
Nossa Cidade, ontem, hoje, sempre!
Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.