Bloco de conteúdo

482 resultados encontrados para ""
Comparando diferentes versões de Pinóquio
Aprimorar a capacidade de comentar o que se leu
Projeto biografias e autobiografias
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
Examine os efeitos nocivos do oxigênio sobre o corpo humano
Compreender os efeitos fisiológicos da hiper e da hipoxigenação
Estudando a linguagem publicitária e conhecendo as estratégias de uma campanha
Estudar textos não-verbais e analisar a estrutura da linguagem publicitária
Análise da linguagem publicitária em outdoors
Estudar textos não-verbais; analisar a estrutura da linguagem publicitária; identificar as estratégias das campanhas de publicidade; discutir o consumismo atual; e elaborar uma campanha publicitária utilizando os recursos aprendidos em aula.
Leitura de textos jornalísticos
Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
Estudando a paragrafação de verbetes enciclopédicos
Compreender que há critérios para a organização de um texto em parágrafos, mas que eles não são fixos, podendo variar de acordo com o estilo pessoal do produtor e com a intenção comunicativa.
Leitura de poemas: a linguagem poética
Perceber as especificidades da linguagem poética. Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito.
Investigando o comportamento leitor
Possibilitar aos alunos a apropriação de comportamentos leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo professor e pelos demais alunos.
Escrita de verbetes enciclopédicos
Ler e escrever diversos tipos de textos: verbete de enciclopédia em situações comunicativas específicas e compreensão de suas funções sociais.
Os poetas e o fazer poético
O aluno deverá ser capaz de escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Também deve reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade.
Livros sobre os dinossauros
Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos
Análise de "Conto de Escola", de Machado de Assis
Saber quem foi o escritor Machado de Assis: em que época viveu, o que escreveu e a importância dele para a literatura brasileira
Almanaque da classe
Elaborar pequenos textos e legendas para compor um minialmanaque
Criar agendas telefônicas
Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita
Diagnóstico do domínio da linguagem escrita
Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.
Legendas para fotos
Escrever legendas para fotografias. Revisar os textos escritos
Coletânea de textos poéticos memorizados
Construir saberes sobre a leitura. Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita
Leitura de textos informativos feita pelo professor
Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
Produção de texto de indicação literária
Produzir textos de indicação literária por meio de ditado para o professor.
Leitura literária e intercâmbio de impressões
Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
Livro de fábulas escritas pelos alunos
Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros. Construir textos respeitando as características essenciais do gênero fábula
Leitura para refletir sobre a escrita
Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos.
Produção e revisão de contos de fadas
Identificar características discursivas dos contos de fadas. Reescrever um conto partindo da modificação de seus elementos. Planejar, produzir e revisar textos.
Gênero expositivo: produzindo um mural de animais em extinção
Familiarizar-se com o gênero expositivo.
Reescrita com personagem-narrador
Reescrever um conto tradicional tendo um personagem como narrador. Trabalhar focalização (ponto de vista do narrador) e modalização (voz narrativa).
A agenda telefônica da turma
Identificar a letra inicial dos nomes dos alunos. Utilizar a ordem alfabética para inserção de nomes na agenda telefônica. Reconhecer os contextos de uso da agenda telefônica.
Reescrita de fábulas mudando elementos da narrativa
Comparar diferentes versões de uma fábula, relacionando os diversos sentidos produzidos pelos recursos de linguagem. Apropriar-se de procedimentos de escrita, como planejamento e revisão.
Leitura de bons textos literários
Adquirir o prazer da leitura. Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos. Desenvolver a capacidade de comentar o que leu. Incluir informações dadas sobre o texto na elaboração de comentários.
Mural de indicações literárias
Produzir resenhas literárias. Saber reconhecer num texto os aspectos discursivos que necessitam de revisão e aprimorar o material.
Escrita coletiva na EJA
Observar e explorar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita
Livro de contos da turma
Identificar o personagem principal de texto e descrevê-lo. Reconhecer a posição enunciativa do personagem. Reescrever o conto escolhido mudando o personagem principal. Apropriar-se das características discursivas do gênero conto.
Escrita de textos instrucionais: regras de brincadeiras
Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar
Escrita de conto de terror
Apossar-se de recursos linguísticos para produzir contos de terror. Colocar-se na posição de leitor e revisar os próprios textos.
Ciranda Literária, troca de indicações de leitura
Fomentar o gosto pela leitura por meio da indicação dos livros preferidos e discutir com as crianças as características de um texto de indicação literária
Pontuação nos discursos
Analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador: discurso direto e indireto

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.