Bloco de conteúdo

270 resultados encontrados para ""
Projeto biografias e autobiografias
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
Examine os efeitos nocivos do oxigênio sobre o corpo humano
Compreender os efeitos fisiológicos da hiper e da hipoxigenação
Livros sobre os dinossauros
Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos
Criar agendas telefônicas
Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita
Leitura de textos informativos feita pelo professor
Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
Leitura literária e intercâmbio de impressões
Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
Como preparar e apresentar seminários
Reconhecer e utilizar as marcas lingüísticas características de uma exposição oral em um seminário
Pontuação nos discursos
Analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador: discurso direto e indireto
Reescrita com transgressão ortográfica
Refletir sobre princípios das normas ortográficas
Revisão de concordância verbal e nominal
Revisar textos considerando o uso da norma-padrão da concordância verbal e nominal.
Regularidades ortográficas
Refletir sobre ortografia.
Releitura com focalização
Desenvolver atitude de preocupação com a escrita correta das palavras. Refletir sobre o erro, produzindo dicas de como escrever corretamente. Observar a regularidade morfológico-gramatical na formação de substantivos e adjetivos.
Entrevistar para conhecer melhor
Planejar, produzir e revisar perguntas.
Aprender a debater
Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas.
Elaboração de cartazes de irregularidades ortográficas
Organizar um material de consulta a palavras com grafias irregulares.
Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário
Usar o dicionário com crescente agilidade para encontrar palavras quando se desconhece a grafia correta.
Primeiras leituras de Monteiro Lobato
Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato.
Comunicação oral: entrevista no contexto de estudo
Proponha para seus alunos a realização de uma entrevista com um artista local e ajude-os a desenvolver a capacidade de ouvir e compreender informações sobre o entrevistado e sua obra
Exposição oral sobre os "porquês" da digestão humana
Ensine seus alunos a selecionar e articular informações consideradas fundamenatis para explicar alguns processos da digestão humana
Escrita coletiva de e-mail durante a alfabetização
Favorecer o entendimento da função comunicativa da escrita
Escrever descrições de personagens da mitologia grega
Ler para divertir-se e emocionar-se. Procedimentos escritores: ler, anotar, planejar, textualizar e revisar
Conhecendo os animais
Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos
PELO PRAZER DE LER !!
Sinalize que os alunos vão obedecendo aos comandos do professor .... O professor deve esperar .... eles se dirigem para procurar.... demoram minutos visto que eles vão olhar : ilustração, capa, letras.... a CADA ESCOLHA ELES DEIXAM NA MESINHA E CORREM....
Alfabetizando com nome proprio
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Escrita de palavras a partir da leitura feita pela professora
A partir da leitura do livro "O que esperar" de Maria Sílvia Orlovas. Entregar folhas de acordo com as cores indicadas pelo livro e pedir que os alunos escrevam palavras para cada cor.
Verbos
Reconhecer verbos em um texto.
Ditado Interativo
Criar condições para que os alunos se apropriem de procedimentos de análise e comparação de um repertório de palavras específico
reescrita de contos- correções ortograficas
Demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas. Refletir sobre o uso das convenções que normatizam os usos da Língua Portuguesa com relação à ortografia.
Ler para escrever e aprender
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Poesia
Brincar com a sonoridade das palavras. Ampliar o repertório literário.
O meu e seu nome
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
leitura e escrita
Ampliar o repertório literário
Leitura e Produção de texto
Os alunos de todas as séries sequentes deverão ler obras variadas da literatura infantil,e em seguida o aluno terá que reescrever trechos das obras.O professor por sua ver deverá aguçar a curiosidade dos alunos afim de que eles sejam incentivados a lerem

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.