Bloco de conteúdo

320 resultados encontrados para ""
Projeto biografias e autobiografias
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
Examine os efeitos nocivos do oxigênio sobre o corpo humano
Compreender os efeitos fisiológicos da hiper e da hipoxigenação
Livros sobre os dinossauros
Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos
Criar agendas telefônicas
Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita
Leitura de textos informativos feita pelo professor
Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
Leitura literária e intercâmbio de impressões
Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
Série sobre a água - A água no cotidiano
Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
A oferta de água
Identificar a distribuição de água no planeta e os fatores naturais e sociais que interferem na sua abundância e escassez, tendo em vista o consumo humano
Série sobre água Plano de aula 3 - O uso da água
Compreender as noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos. Analisar os diferentes usos da água e suas repercussões na distribuição e disponibilidade do recurso. Reconhecer e analisar práticas e sit
Série sobre água: Plano de aula 4 - Consumo consciente
Identificar pontos de pressão e conflitos pelo uso da água no Brasil e no mundo
Série sobre água: Plano de aula 5 - Água e energia
Identificar a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas
O desenvolvimento do ovo
Tomar como objeto de estudo e investigação uma coisa que pode parecer banal e trivial do dia-a-dia das crianças, o ovo, a fim de analisar como um ser vivo se desenvolve
A origem da Lua
Origem do Sistema Solar: formação dos planetas e da Lua.
Conhecer seres vivos
Compreender as diferenças entre seres vivos e elementos não vivos
Pontuação nos discursos
Analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador: discurso direto e indireto
Reescrita com transgressão ortográfica
Refletir sobre princípios das normas ortográficas
Revisão de concordância verbal e nominal
Revisar textos considerando o uso da norma-padrão da concordância verbal e nominal.
Regularidades ortográficas
Refletir sobre ortografia.
Releitura com focalização
Desenvolver atitude de preocupação com a escrita correta das palavras. Refletir sobre o erro, produzindo dicas de como escrever corretamente. Observar a regularidade morfológico-gramatical na formação de substantivos e adjetivos.
Minhocário: registro informativo
Produzir um registro informativo.
Como os solos são formados
Entender como se formam os solos.
Elaboração de cartazes de irregularidades ortográficas
Organizar um material de consulta a palavras com grafias irregulares.
Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário
Usar o dicionário com crescente agilidade para encontrar palavras quando se desconhece a grafia correta.
Diferentes tipos de solo
Conhecer e identificar diferentes tipos de solo.
Vírus, bactérias e fungos: uma introdução
Reconhecer a existência dos micro-organismos e de suas formas de vida. Relacioná-los a hábitos como alimentação e higiene.
Fenômenos químicos no preparo de pão
Reconhecer fenômenos químicos que ocorrem no dia a dia
Seus alunos sabem o que é a logística reversa?
Mostre à turma que este processo pode ajudar a dar um "final feliz" para boa parte do lixo que produzimos todos os dias em nossas casas e na escola
Relação entre fauna e flora com o Álbum Virtual das Aves do Brasil
Relacionar algumas espécies de aves com o ambiente em que vivem e sua relação com a vegetação desse ambiente
Escrita coletiva de e-mail durante a alfabetização
Favorecer o entendimento da função comunicativa da escrita
Escrever descrições de personagens da mitologia grega
Ler para divertir-se e emocionar-se. Procedimentos escritores: ler, anotar, planejar, textualizar e revisar
Conhecendo os animais
Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos
Alfabetizando com nome proprio
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Escrita de palavras a partir da leitura feita pela professora
A partir da leitura do livro "O que esperar" de Maria Sílvia Orlovas. Entregar folhas de acordo com as cores indicadas pelo livro e pedir que os alunos escrevam palavras para cada cor.
Verbos
Reconhecer verbos em um texto.

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.