Bloco de conteúdo

204 resultados encontrados para ""
Projeto biografias e autobiografias
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
Examine os efeitos nocivos do oxigênio sobre o corpo humano
Compreender os efeitos fisiológicos da hiper e da hipoxigenação
Livros sobre os dinossauros
Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos
Criar agendas telefônicas
Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita
Aproximação e estimativa de medidas
Estimar resultados de problemas que envolvem comprimento, capacidade e massa.
Mesa de 6,5 sapatos
Usar unidades convencionais e não-convencionais para tirar medidas de comprimento.
Leitura de textos informativos feita pelo professor
Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
Leitura literária e intercâmbio de impressões
Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
Relações de proporcionalidade entre unidades de comprimento, massa, capacidade
Aprender equivalências entre unidades de medida de comprimento (metros, centímetros e quilômetros), massa (gramas e quilo) e capacidade (mililitros e litros) utilizando as relações de proporcionalidade entre elas.
Problemas de transformação de medidas de tempo
Resolver questões que envolvam a duração de eventos e exijam a transformação de medidas de tempo
Pesos e volumes
Conhecer instrumentos de medição e unidades de medida e as diversas relações entre elas.
Medindo áreas na EJA
Identificar relações entre áreas de figuras geométricas por meio da composição e decomposição de figuras.
Como medir áreas
Compreender que a medida envolve a comparação entre duas grandezas da mesma natureza
Qual é o perímetro?
Familiarizar os alunos com a noção de perímetro Estimar e fazer cálculos.
Medindo objetos estáticos
Fazer comparação de comprimento
Pontuação nos discursos
Analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador: discurso direto e indireto
Reescrita com transgressão ortográfica
Refletir sobre princípios das normas ortográficas
Revisão de concordância verbal e nominal
Revisar textos considerando o uso da norma-padrão da concordância verbal e nominal.
Regularidades ortográficas
Refletir sobre ortografia.
Releitura com focalização
Desenvolver atitude de preocupação com a escrita correta das palavras. Refletir sobre o erro, produzindo dicas de como escrever corretamente. Observar a regularidade morfológico-gramatical na formação de substantivos e adjetivos.
Medida de tempo no calendário
Entender como números funcionam num contexto específico: o calendário.
Elaboração de cartazes de irregularidades ortográficas
Organizar um material de consulta a palavras com grafias irregulares.
Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário
Usar o dicionário com crescente agilidade para encontrar palavras quando se desconhece a grafia correta.
Relação entre medidas com análise das informações de embalagens
Análise da informação contida em representações decimais e operações (multiplicação/divisão) com decimais.
Medida de massa: quanto pesa este recipiente?
Descobrir o peso de um recipiente vazio. Discutir a diferença entre os cálculos estimados de uma medida e os resultados reais da medição.
Metro, quilômetro. Litro, mililitro
Aprofundar o estudo de equivalências entre unidades de medida, usando as características do sistema numérico, a multiplicação e a divisão pela unidade seguida de zeros, e as relações de proporcionalidade direta.
Grandezas e medidas com o jogo "Desafio das Aves"
Aproveite algumas características dos pássaros dos seis biomas brasileiros,como área, altitude, tamanho e longevidade, para explorar grandezas e medidas com seus alunos.
Escrita coletiva de e-mail durante a alfabetização
Favorecer o entendimento da função comunicativa da escrita
Escrever descrições de personagens da mitologia grega
Ler para divertir-se e emocionar-se. Procedimentos escritores: ler, anotar, planejar, textualizar e revisar
Conhecendo os animais
Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos
Alfabetizando com nome proprio
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Escrita de palavras a partir da leitura feita pela professora
A partir da leitura do livro "O que esperar" de Maria Sílvia Orlovas. Entregar folhas de acordo com as cores indicadas pelo livro e pedir que os alunos escrevam palavras para cada cor.
UMA EXPERIÊNCIA COM GRANDEZAS E MEDIDAS NO TERCEIRO ANO.
Explorar diferentes unidades de medida e instrumentos de uso social para medir comprimento
Verbos
Reconhecer verbos em um texto.
Ditado Interativo
Criar condições para que os alunos se apropriem de procedimentos de análise e comparação de um repertório de palavras específico

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.