Bloco de conteúdo

162 resultados encontrados para ""
Projeto biografias e autobiografias
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
Examine os efeitos nocivos do oxigênio sobre o corpo humano
Compreender os efeitos fisiológicos da hiper e da hipoxigenação
Livros sobre os dinossauros
Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos
Criar agendas telefônicas
Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita
Leitura de textos informativos feita pelo professor
Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
Leitura literária e intercâmbio de impressões
Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
Pontuação nos discursos
Analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador: discurso direto e indireto
Reescrita com transgressão ortográfica
Refletir sobre princípios das normas ortográficas
Revisão de concordância verbal e nominal
Revisar textos considerando o uso da norma-padrão da concordância verbal e nominal.
Regularidades ortográficas
Refletir sobre ortografia.
Releitura com focalização
Desenvolver atitude de preocupação com a escrita correta das palavras. Refletir sobre o erro, produzindo dicas de como escrever corretamente. Observar a regularidade morfológico-gramatical na formação de substantivos e adjetivos.
Elaboração de cartazes de irregularidades ortográficas
Organizar um material de consulta a palavras com grafias irregulares.
Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário
Usar o dicionário com crescente agilidade para encontrar palavras quando se desconhece a grafia correta.
Escrita coletiva de e-mail durante a alfabetização
Favorecer o entendimento da função comunicativa da escrita
Escrever descrições de personagens da mitologia grega
Ler para divertir-se e emocionar-se. Procedimentos escritores: ler, anotar, planejar, textualizar e revisar
Conhecendo os animais
Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos
Alfabetizando com nome proprio
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Escrita de palavras a partir da leitura feita pela professora
A partir da leitura do livro "O que esperar" de Maria Sílvia Orlovas. Entregar folhas de acordo com as cores indicadas pelo livro e pedir que os alunos escrevam palavras para cada cor.
Verbos
Reconhecer verbos em um texto.
Ditado Interativo
Criar condições para que os alunos se apropriem de procedimentos de análise e comparação de um repertório de palavras específico
reescrita de contos- correções ortograficas
Demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas. Refletir sobre o uso das convenções que normatizam os usos da Língua Portuguesa com relação à ortografia.
Ler para escrever e aprender
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
O meu e seu nome
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Ensinando nomes proprios
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Aula de Sinônimo e Antônimo
Saber dizer o que é o sinônimo e antônimo das figuras.
Revisando pontuação e repetição em produções textuais
Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros, percebendo quais aspectos precisam ser melhorados para que haja uma boa compreensão do leitor.
comparando receitas
Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional
Leitura e escrita com comparação de receitas
Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional
Revisão de texto com foco na pontuação
Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros
Alfabetização: ouvir e ler um mesmo texto no computador
Leitura pela criança no processo de alfabetização inicial.
Leitura e escrita de nomes próprios
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Leitura pelo aluno na alfabetização inicial
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Reescrita de contos com correção ortográfica
Demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas. Refletir sobre o uso das convenções que normatizam os usos da Língua Portuguesa com relação à ortografia.

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.