Etapa de Ensino

Conteúdo

Bloco de conteúdo

829 resultados encontrados para ""
Comparando diferentes versões de Pinóquio
Aprimorar a capacidade de comentar o que se leu
Ajude a turma a compreender as condições para o equilíbrio do corpo
Compreender as condições para que um corpo ou um sistema fique em equilíbrio
Uma viagem pelos sentidos
Saber que os sistemas do corpo humano estão interligados e são interdependentes.
Intervenções na obra de Joan Miró
Desenvolvimento da observação e criatividade, e exploração das possibilidades e conteúdos sugeridos pela obra de Miró
Análise da linguagem publicitária em outdoors
Estudar textos não-verbais; analisar a estrutura da linguagem publicitária; identificar as estratégias das campanhas de publicidade; discutir o consumismo atual; e elaborar uma campanha publicitária utilizando os recursos aprendidos em aula.
A origem da nossa cidade
Compreender como se organizam política e administrativamente as cidades; Entender como as cidades surgiram no período colonial.
Ateliê e percursos de criação artística
Desenvolver o processo criador.
A biruta voadora
Aprimorar recorte e colagem. Promover o estudo e a percepção de cores e formas geométricas.
A cor da expressão
Experimentar as possibilidades expressivas da cor.
Oficina de percurso
A oficina de percurso é uma estratégia fundamental para a construção e desenvolvimento do processo criador.
Leitura de textos jornalísticos
Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
Estudando a paragrafação de verbetes enciclopédicos
Compreender que há critérios para a organização de um texto em parágrafos, mas que eles não são fixos, podendo variar de acordo com o estilo pessoal do produtor e com a intenção comunicativa.
Leitura de poemas: a linguagem poética
Perceber as especificidades da linguagem poética. Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito.
Investigando o comportamento leitor
Possibilitar aos alunos a apropriação de comportamentos leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo professor e pelos demais alunos.
Escrita de verbetes enciclopédicos
Ler e escrever diversos tipos de textos: verbete de enciclopédia em situações comunicativas específicas e compreensão de suas funções sociais.
Os poetas e o fazer poético
O aluno deverá ser capaz de escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Também deve reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade.
Livros sobre os dinossauros
Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos
Análise de "Conto de Escola", de Machado de Assis
Saber quem foi o escritor Machado de Assis: em que época viveu, o que escreveu e a importância dele para a literatura brasileira
Da casa à escola
Desenvolver a percepção visual do entorno da escola.
Iniciação científica: os segredos do pão
Transformação de materiais. - Procedimentos de pesquisa (observação, busca de informações, elaboração de hipóteses e experimentação)
Estudo sobre comunicação
Reconhecer características internas e usos de diferentes meios de comunicação e informação disponíveis no mundo atual
Autorretrato
Fazer autorretrato com desenho e pintura e apreciar trabalhos de artistas que são referência no gênero
Sumiê
Pesquisar a arte chinesa e explorar materiais e técnicas artísticas próprias dela
Cópia de figuras geométricas
Reproduzir uma figura com base na análise das características dos elementos que a compõem
O modo de vida no meu bairro ou na minha cidade
Contribuir para a construção da percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local
Construindo um jogo sobre o Japão e sua cultura no Brasil
Conhecer as influências da vinda dos japoneses ao Brasil
Construção geométrica
Reconhecer, formular e interpretar características de figuras geométricas para comunicar suas posições em uma construção.
Rural e urbano: diferentes na paisagem, mas cada vez mais misturados
Trabalhar a distinção, de modo atualizado, entre realidades urbanas e realidades rurais, por intermédio da leitura da paisagem
Diagnóstico do domínio da linguagem escrita
Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.
Olhe essa paisagem
Exercitar a visualização e a apreensão da paisagem com os focos frontal e cinemático;
Caminhada pelo entorno da escola
Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente
Quadrados, triângulos e retângulos
Identificar relações entre figuras geométricas.
O uso da calculadora e o sistema de numeração
Resolver problemas que envolvam a análise do valor do algarismo conforme a posição que ocupa no número.
Matemática salarial
Refletir sobre as operações de adição e subtração e saber como relacioná-las
Limites espaciais
Conhecer e identificar as principais formas de delimitação espacial num mapa.
Repertório de corda
Ampliar o repertório de brincadeiras com corda. Identificar a evolução das diferentes formas de brincar com a corda através dos tempos. Comparar as brincadeiras utilizando categorias predefinidas. Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.
Brechó escolar
Desenvolver estratégias de cálculo.
Futebol para todos
Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais. Vivenciar jogos com a bola no pé. Conhecer e recriar as regras da modalidade
Livro de fábulas escritas pelos alunos
Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros. Construir textos respeitando as características essenciais do gênero fábula

Páginas

Alguma dúvida? Clique aqui.