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Biodiversidade: Parte 5 - Formas sustentáveis de uso da biodiversidade

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Conhecer a biodiversidade brasileira;
- Identificar formas sustentáveis para sua utilização;
- Compreender a importância do uso sustentável de recursos naturais;
- Conhecer e analisar concepções de desenvolvimento sustentável;
- Avaliar projetos e políticas públicas sobre o uso da biodiversidade.

Conteúdo(s) 

Biodiversidade; Desenvolvimento sustentável; Preservação e Conservação; Recursos Naturais; Usos sustentáveis da biodiversidade.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Cinco aulas.
Material necessário 

Planeta Sustentável:

Papel sulfite, lápis, borracha, cartolina, canetinhas;
Material de pesquisa: livros, revistas, textos e computador com acesso a internet.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Esta sequência didática é a quinta de uma série de dez propostas sobre biodiversidade para Ensino Fundamental II. O conteúdo é produzido em parceria com o Planeta Sustentável.

Distribua a cada aluno uma folha de papel sulfite e peça que a dobre ao meio duas vezes, fazendo o vinco, sem cortar. Em seguida, diga para abrir a folha e marcar o vinco a lápis. No retângulo superior esquerdo, o aluno deve escrever o nome de um produto que está usando no momento (lápis, caderno, roupa, tênis etc.). E no retângulo inferior esquerdo, deve listar os recursos utilizados para produção desse objeto.

Aproveite para conversar com a turma sobre o conceito de recurso natural. Use o texto abaixo para preparar a explicação.

Peça que cada aluno leia o nome do objeto escolhido e a lista de recursos que preparou. Em seguida, agrupe os estudantes que escolheram objetos semelhantes (Por exemplo: quem escolher lápis e caneta pode ser colocado no grupo do material escolar; quem escolher tênis, bota ou sandália pode fazer parte do grupo dos calçados, e assim por diante).

Peça que os alunos se reúnam nos novos grupos e definam um único objeto para trabalhar. (O grupo do material escolar, por exemplo, pode escolher um lápis; o do calçados, um tênis)

Proponha que os alunos anotem no quadrado superior direito o nome do objeto escolhido pelo grupo. Quem quiser pode desenhá-lo também. Peça, então, que os grupos discutam formas alternativas de produção do objeto e listem no retângulo inferior direito os recursos naturais renováveis que podem ser utilizados. Para ajudá-los na atividade, disponibilize alguns livros e revistas sobre o tema (veja sugestões ao final desta sequência). Caso a escola tenha laboratório de informática, a turma pode também pesquisar na internet.

Aproveite para discutir com a classe os conceitos de desenvolvimento sustentável e biodiversidade. Use como referência os seguintes trechos do texto abaixo.

Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente 
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

  • Biodiversidade - pág. 48
  • Desenvolvimento sustentável - pág. 101

 Ao final peça para que cada grupo apresente a lista de recursos alternativos para a produção do objeto que escolheram.

2ª etapa 

Proponha que os alunos assistam ao documentário A História das Coisas. O vídeo tem 20 minutos.

Quando terminar, discuta com os alunos as principais informações apresentadas no filme. Questione a turma se haveria alternativas ao modelo de desenvolvimento econômico atual, pautado no modo capitalista de produção. Pergunta à classe sobre soluções em que sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis e economicamente viáveis.

3ª etapa 

Peça que os alunos se dividam em grupos. Explique que esta etapa será dedicada a aprofundar os conhecimentos da turma sobre formas sustentáveis de uso da biodiversidade. Para tanto, cada grupo deve selecionar um recurso da biodiversidade e ir atrás de informações sobre alternativas para o uso sustentável dele. A escolha do tema da pesquisa deve ficar a critério dos alunos, eles podem escolher recursos já trabalhados em sala ou outros que lhes interessem.

Para ajudar a turma na pesquisa, apresente os textos abaixo.

 

Textos de referência para os alunos

Conhecimento e uso sustentável da biodiversidade brasileira: o programa biota-fapesp 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp

Concessões de florestas públicas na Amazônia: desafios para o uso sustentável dos recursos florestais
Revista Bioikos - Faculdade de Ciências Biológicas, Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Programa nacional de conservação e uso sustentável do bioma Cerrado
Ministério do Meio Ambiente

Vinte anos depois, o legado de Chico Mendes
Revista Horizonte Geográfico

Manuais para uso sustentável da madeira
Planeta Sustentável

A árvore de mil e uma utilidades
Revista Horizonte Geográfico

Sustentabilidade em tempo real
Página 22

 

A turma pode aproveitar o tempo da aula para começar a pesquisa, que deve ser finalizada na aula seguinte.

4ª etapa 

Reserve uma aula para que os grupos terminem a pesquisa e discutam a melhor forma de apresentá-la aos colegas. Converse com os grupos para esclarecer as dúvidas e orientá-los sobre a apresentação.

5ª etapa 

Organize a sala em uma roda de conversa para que cada grupo possa apresentar os resultados da sua pesquisa. Discuta-os coletivamente. Como atividade extra, proponha que a turma apresente os resultados do trabalho a toda a escola.

 

Sugestão de atividade extra

Caso existe alguma organização social que trabalhe com sustentabilidade próxima à escola, proponha uma visita ou convide um representante para conversar com os alunos. A troca de experiências é sempre enriquecedora.

 

 

Avaliação 

Avalie o envolvimento da turma em todas as atividades, assim como a participação de cada aluno na pesquisa. O resultado final do trabalho será uma ótima oportunidade para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto estudado.

 

Quer saber mais?

Bibliografia 
BARBIERI, J.C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. Petrópolis: Vozes, 1997.
CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1995.
HOGAN, D. J.; VIEIRA P, F. (Org.). Dilemas socioambientais e
desenvolvimento sustentável. 2 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995. p. 73-102.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente. Rio de Janeiro: IBGE, 2004.
VENTURI, Luis Antônio Bittar. Recurso natural: a construção de um conceito. Revista GEOUSP, São Paulo, n.20, p.9-17, 2006.
VIEIRA, P.F.; WEBER, J. (Org.) Gestão de recursos naturais renováveis e desenvolvimento. São Paulo: Ed. Cortez, 2002.

 

 

Créditos:
Ana Lucia Gomes dos Santos
Formação:
Geógrafa e Professora do Centro Universitário FIEO
Autor Nova Escola

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